Rádio Nativa FM 98,7
terça-feira, 21 abril, 2026
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda
No Result
View All Result
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda
No Result
View All Result
Rádio Nativa FM 98,7
No Result
View All Result
  • Clique aqui para saber mais!

Canadá abre investigação sobre implosão de submersível Titan

Agência informou que, por ser a autoridade responsável pelo navio-mãe do submersível, "realizará uma investigação de segurança" sobre operação realizada pela embarcação de bandeira canadense envolvido na missão

Álvaro José por Álvaro José
24 de junho de 2023 - 14:32
em Cotidiano
-

Imagem: Internet


O Canadá anunciou nesta sexta-feira (23), que iniciou uma investigação sobre o acidente com o submersível Titan, que implodiu no domingo, quando descia as águas do Atlântico norte até os destroços do Titanic, provocando a morte dos cinco ocupantes.

A apuração será realizada pelo Escritório de Segurança do Transporte do Canadá (TSB na sigla em inglês), uma agência independente que investiga rotineiramente acidentes aéreos, ferroviários, marítimos e oleodutos. No entanto, não atribui culpa nem determina responsabilidade civil ou criminal.

Em um comunicado, o TSB indicou que, por ser a autoridade responsável pelo navio-mãe do submersível, “realizará uma investigação de segurança sobre as circunstâncias da operação realizada pelo navio de bandeira canadense Polar Prince”.

EUA também investigarão

Os Estados Unidos também investigarão o caso do Titan, disseram as autoridades na sexta-feira, depois de encontrar detritos que indicavam uma “implosão catastrófica da embarcação”.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA disse que se juntaria a uma investigação liderada pela Guarda Costeira dos EUA, que declarou a perda como um “grande acidente marítimo”.

As várias investigações destacam a jurisdição complexa e às vezes pouco clara sobre o incidente, que aconteceu em águas internacionais.

A empresa proprietária e operadora do Titan, a OceanGate Expeditions, está sediada nos Estados Unidos. De acordo com um documento vista pela agência de notícias Associated Press, o próprio submersível foi registrado nas Bahamas.

Os mortos na tragédia eram do Reino Unido, Paquistão, França e Estados Unidos. Enquanto isso, a nave-mãe de bandeira canadense era propriedade majoritária da Primeira Nação Miawpukek.

O Polar Prince foi o navio-mãe da última expedição do Titan, submersível que pertence à companhia OceanGate Explorations.

As duas embarcações partiram do porto de St. John’s com destino ao local onde estão os destroços do Titanic.

Segundo as autoridades americanas, o Polar Prince perdeu contato com o Titan no último domingo, 105 minutos após iniciar a imersão em direção ao submersível.

Um veículo operado de maneira remota (ROV), partindo do navio Horizon Arctic e que pertence à mesma companhia do Polar Prince, descobriu ontem os destroços do Titan no fundo do Atlântico.

 

Fonte: md (EFE, AFP, Reuters, AP)
Tags: cotidianointernacional

Leia Também

Chuck Norris, astro de filmes de ação e dos memes, morre aos 86 anos

Chuck Norris, astro de filmes de ação e dos memes, morre aos 86 anos

20 de março de 2026 - 14:48
Fim da escala 6×1 é prioridade do governo depois do Carnaval, diz senador

Deputado Rodrigo Minotto critica projeto que cria feriado estadual em 25 de novembro

20 de fevereiro de 2026 - 16:37
Ex-atletas do Internacional, Grêmio e Santos marcam presença em evento esportivo alusivo aos 77 anos de Capinzal

Ex-atletas do Internacional, Grêmio e Santos marcam presença em evento esportivo alusivo aos 77 anos de Capinzal

9 de fevereiro de 2026 - 20:33
Internacional vence o Grêmio pelo Gauchão em clássico de seis gols

Internacional vence o Grêmio pelo Gauchão em clássico de seis gols

26 de janeiro de 2026 - 10:53
lateral 3

No HTML5 audio playback capabilities for this browser. Use Chrome Browser!

No Result
View All Result
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda

© 2024 Copyright Rádio Nativa FM 98,7

Scroll Up
Receba as notícias