A Secretaria municipal de Saúde de Zortéa realizou nesta quarta-feira (23), o encerramento do 1⁰ Grupo de Combate ao Tabagismo de Zortéa. O encontro foi realizado na Sala Multiuso onde os participantes receberam certificado da sua participação e dedicação.
Foram acolhidos pelos profissionais de saúde com mensagens de incentivo e reflexão quanto a trajetória, durante a etapa de tratamento e acompanhamento. O tabagismo está associado a doenças evitáveis, como por exemplo, as que acometem as condições pulmonares e cardiovasculares dos fumantes.
Parar de fumar não é fácil, mas quando o paciente toma consciência dos maus que o cigarro traz a saúde, o processo se torna mais tranquilo. O programa segue os protocolos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que indica que o paciente deve entender todos os tipos de dependência do cigarro, que estão associadas a dependência química, comportamental e psicológica. Sendo assim o Grupo é coordenado pelo Médico José, enfermeira Juliana e Psicóloga Liliana, o grupo conta com apoio da equipe multidisciplinar da unidade de saúde.
A medição é fornecida pelo Ministério da Saúde e distribuído criteriosamente aos pacientes com acompanhamento em grupo semanal e individual caso necessário.
As pessoas que tem interesse em participar do grupo em combate ao tabagismo, deve procurar a Unidade de Saúde de Zortéa.