Está programado para a noite desta terça-feira (28) a votação que denomina os trechos da Estrada Geral que dá acesso às comunidades de Alto Alegre, Lindemberg e Capitel Santo Antônio.
Depois de muitos anos a pavimentação será realidade e beneficiará inúmeros produtores e moradores da região do Distrito de Alto Alegre.
O Projeto de Lei Legislativo 07, de autoria dos vereadores Rafael Edgar Tonial (PP), Tiago de Oliveira Luz (PDT), Alexsandro Thomaz de Vargas (Podemos), Jairo Luiz Hoffmann (PP) e Enio José Paggi (PP) denomina de “Estrada Geral Ermindo Campioni”, o trecho da estrada geral que tem início na SC 150, defronte à SERBRF, e término na comunidade de Alto Alegre; de “Estrada Geral Donival Rosa”, o trecho da estrada geral que tem início na comunidade de Alto Alegre e término na comunidade de Lindemberg e de “Estrada Geral Olídio Dalla Maria”, o trecho da estrada geral que tem início na comunidade de Lindemberg e término na comunidade de Capitel Santo Antonio.
O projeto define que a partir da conclusão da pavimentação o novo “Estrada Geral” seja substituído por “Rodovia”.
A sessão inicia às 18h30min e é aberta ao público com limite de 50% de ocupação. Também pode ser acompanhada pelo facebook na página https://www.facebook.com/cmvcoficial.
Biografia dos homenageados
Ermindo Campioni
Ermindo Campioni, filho de Vicente João Campioni e Regina Moresco Campioni, nasceu em 07 de janeiro de 1949, no vizinho município de Ouro, onde residiu com seus pais e irmãos até a data de seu casamento com Teolides Dambrós, em 23 de outubro de 1976.
Passou então a residir no município de Capinzal, no distrito de Alto Alegre, em uma propriedade que já pertencia a família Campioni. Com o passar dos anos, com muito trabalho, adquiriu mais terrenos, ampliando assim suas atividades.
Nesta comunidade constituiu sua família e com sua esposa teve três filhos: Roseli, Jane e James. Como filho de agricultores, desde pequeno atuou nesta área, a qual se identificava e tinha grande paixão.
Ermindo trabalhou com agricultura e pecuária e suas principais atividades eram o cultivo de grãos, suinocultura e bovinocultura, tanto de corte como de leite, que envolviam toda a família e em alguns momentos outras pessoas desta localidade.
Ermindo foi um membro atuante na comunidade, onde fez parte da diretoria da Capela Senhor Bom Jesus. Um cidadão de bem, trabalhador que deixou como maior legado sua honestidade, generosidade e humildade. Cumpridor fiel de seus deveres para com seus semelhantes e com a comunidade.
Infelizmente de maneira repentina nos deixou em 29 de abril de 2011, com apenas 62 anos de idade. Ficaram as saudades e as boas lembranças entre os entes queridos. Mesmo depois de sua partida seus familiares seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento do nosso município.
Donival Rosa
Donival Rosa foi nascido em Criuva, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 9 de setembro de 1912, onde residiu com seus pais até o ano de 1926.
A partir deste ano passaram a residir em SC, mais precisamente na Vila Lindemberg, que naquela época ainda pertencia ao município de Campos Novos.
Donival morou com seus pais até o ano de 1934, quando se casou com Maria Bazzi e constituíram uma família formada pelo casal e mais 11 (onze) filhos, sendo 10 (dez) de sangue e 1 (um) adotivo que são: Sadi (em memória), Eunice (em memória), Sauli, Eunir, Afonso, Eudete, Eli, Silvio, Sidnei, Simar e Ailtom.
Donival era um homem simples, humilde, batalhador e sempre prezando pelos bons costumes da família e da vida em comunidade.
Desde muito cedo ingressou em trabalhos a favor da comunidade, pois todos os seus 11 filhos estudaram na Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha, onde por diversas vezes fez parte da diretoria e dos trabalhos ligados à mesma.
Outro ponto marcante na vida de Donival foi a construção da Capela São Pedro, na comunidade de Lindemberg, onde participou, juntamente com mais pessoas da comunidade, desde a escolha do Santo Padroeiro da Capela até a construção definitiva da mesma que até os dias de hoje recebe as celebrações de cultos e missas da comunidade.
Outra marca de Donival na comunidade de Lindemberg foi a fundação do Esporte Clube Bonsucesso, no ano de 1955. Foi, então, construído o campo com muito trabalho manual, à base de picaretas e pás e com a ajuda de juntas de bois que trabalharam arduamente por diversos meses até o mesmo ficar pronto e liberado para a prática do esporte. Após esta etapa Donival se tornaria o primeiro presidente eleito do Esporte Clube Bonsucesso.
Donival sempre residiu na comunidade de Lindemberg onde faleceu e foi sepultado no dia 07/12/1985. Donival era um exemplo de pessoa, preservava os costumes familiares, a vida em comunidade e a política honesta e justa, embora nunca tenha sido candidato teve uma vida atuante no cenário político de Capinzal.
Sempre participou de reuniões, comícios e decisões políticas em nossa cidade, mas principalmente de decisões que envolviam as comunidades do interior. Sempre prezou pela honestidade e o bem maior de todos, por muitos foi conhecido por seus conselhos e diretrizes políticas e sempre deu bons exemplos para todos, mas principalmente para sua família, a fim de seguirem e permanecerem na vida ativa da comunidade.
Nominar este trecho da referida Estrada Geral certamente será uma grande homenagem ao Sr. Donival e seus familiares, pelo legado de bons serviços prestados e dedicação em favor da comunidade, exemplo este que é seguido e continuado pela família até os dias de hoje, sendo esta denominação uma menção que honra aquelas comunidades.
Olidio Dalla Maria
Olidio Dalla Maria foi nascido em Capitel Santo Antonio, Interior de Capinzal, no dia 23 de setembro de 1927, filho de Miguel e Angela Dalla Maria.
Olidio casou-se com Igilda Bazzi em 1950 constituindo uma família, formada pelo casal e cinco filhos sendo eles Miguel, Milton, Marcos, Mary e Mariza.
Sempre foi muito envolvido em trabalhos a favor da comunidade.
Seus 5 filhos estudaram na Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha, na vizinha comunidade de Lindemberg, onde por diversas vezes fez parte da APP e dos trabalhos ligados à mesma.
Foi sócio e colaborador da Capela São Pedro, na comunidade de Lindemberg, onde participou juntamente com sua família até os anos 80, quando do desmembramento das comunidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio.
Em 1980 foi fundador da Escola Municipal Capitel Santo Antonio, juntamente com outras pessoas da comunidade.
Em 1990, foi sócio fundador da Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Capitel Santo Antonio, participou, juntamente com mais pessoas da comunidade, desde a escolha do santo padroeiro da capela até a construção definitiva da mesma que até os dias de hoje recebe as celebrações de cultos e missas da comunidade.
Colaborou no Esporte Clube Bonsucesso na vizinha comunidade de Lindemberg até a década de 80.
Na década de 80 foi sócio fundador do Centro Comunitário e do Esporte Clube Atlântico, na comunidade de Capitel Santo Antonio.
Olidio sempre residiu nas comunidades de Lindemberg e Capitel Santo Antonio onde faleceu no dia 28 de novembro de 2007.
Foi um líder de comunidade, deixando exemplo de pessoa otimista e batalhadora, preservava os costumes familiares, da vida de comunidade. Presava uma política honesta e justa, participando de decisões que envolviam as comunidades do interior, presando pelo bem de todos. Deixou bons exemplos para todos, mas principalmente para sua família, para seguirem e permanecerem na vida ativa da comunidade.