Os parlamentares apresentaram em conjunto uma moção de apelo, na noite desta terça-feira (13), no auditório da Sindicadezal, durante a Sessão Ordinária da Câmara de Capinzal.
Os vereadores solicitam uma readequação do salário dos professores que não recebem o piso salarial como salário base.
No início do ano de 2023, houve um reajuste salarial com base no índice do INPC, concedido a todos os professores da rede de ensino municipal, resultando em um aumento de 5,47%. Porém, alguns professores recebem um complemento salarial para conseguir atingir o valor do piso nacional estabelecido. Com o reajuste aplicado sobre o salário base, o valor do complemento recebido pelos professores foi reduzido, não resultando em um aumento real em seus salários.
É crucial reafirmar que todos os profissionais da educação têm o direito de receber um salário condizente com o piso nacional estabelecido. Portanto, os parlamentares solicitaram uma análise minuciosa de todos os contratos vigentes, a fim de identificar os casos em que os salários estão abaixo do piso nacional, e que sejam readequadas para garantir um aumento real em seus vencimentos.