A sessão ordinária desta semana, realizada na noite de terça-feira (24), foi marcada por vários pedidos, sugestões e apresentação de algumas reclamações da população em alguns serviços. No encontro dos parlamentares não houve palavra livre devido a votação do Plano Plurianual do quadriênio 2022/2025 que foi aprovado por unanimidade.
O vereador Jairo Luiz Hoffmann (PP), fez pedido ao executivo para que viabilize o fornecimento de medicamentos no próprio hospital para as pessoas que buscam o atendimento de urgência e emergência durante o período noturno e aos finais de semana e feriados, com disponibilização imediata e nas 24hs de todos os dias. Jairo relatou que conversou com diversas pessoas utilizaram o serviço queixaram-se de não ter acesso ao remédio no momento em que o plantonista prescreve o mesmo. Em muitos casos essas pessoas não tem condições financeiras para comprar o medicamento ou até mesmo sequer meios de deslocamento para se dirigir a uma farmácia. Consta, ainda, na indicação, que os medicamentos disponibilizados devem seguir a lista do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Jairo explanou ainda sobre um acompanhamento pediátrico após o atendimento no plantão médico.
Outro pedido que deu entrada na casa foi feito pelo vereador Alexsandro Thomaz de Vargas (PODE). O parlamentar que conhece bem as necessidades do homem do campo fez uma indicação ao executivo de Capinzal para a aquisição de um trator de esteira, para uso exclusivo dos agricultores. No setor agrícola, o trator de esteira é muito recomendado por causa da menor compactação do solo pelas esteiras. Além de ser aplicado em diversas áreas e serviços, existem outras vantagens que contribuem para o aumento da produtividade e qualidade da obra. Alexsandro comentou que os produtores já desfrutavam deste serviço antigamente e que desconhece os motivos de não se ter a máquina disponível nos dias de hoje.
O progressista Ênio José Paggi, apresentou pedido e explicou em detalhes alternativas de mudança em algumas ruas centrais de Capinzal a fim de se evitar o congestionamento em horários de pico e aumentar o número de vagas de estacionamento. O vereador saiu as ruas e ouviu empresários e população em geral e, a partir daí, formalizou o pedido ao executivo que se faça um estudo juntamente com a Secretária de Infraestrutura, Diretoria de Trânsito e demais órgãos competentes a fim de dar mais comodidade aos usuários.
Na oportunidade também foi formulada solicitação de uma empresa especializada na área para que se promova um estudo de mobilidade urbana em Capinzal. O vereador do PDT, Tiago de Oliveira Luz justificou que a falta de planejamento no processo de desenvolvimento das cidades brasileiras nas últimas décadas tem acarretado graves problemas, principalmente para os cidadãos. Enquanto a população tem um grau de crescimento gradativo, o número de veículos cresce em índices muito superiores, o que nos leva a um aumento do fluxo de veículos, poluição e engarrafamentos, mesmo em pequenas cidades como a nossa. Temos visto com muita frequência os inúmeros congestionamentos que ocorrem em Capinzal, principalmente nos horários de pico, demonstrando assim que o nosso sistema local de mobilidade urbana não está funcionando a contento, fazendo-se necessário um estudo técnico aprofundado sobre o assunto, o que permitirá um planejamento mais preciso de acordo com a nossa realidade.
E o presidente da casa, Rafael Edgar Tonial (PP), comentou sobre o Projeto de Lei nº 12, de 2021, de origem do Poder Executivo, dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2022/2025, que foi aprovado por unanimidade. O legislador ainda pediu uma atenção especial por parte do executivo para que cobre a empresa que realiza a coleta de lixo pelo fato de haver reclamações da população com relação aos serviços prestados.
Outra cobrança dos munícipes é com relação ao recolhimento de galhos e entulhos que não está acontecendo. Rafael falou também do pedido dos usuários das estradas do interior, com ressalva para a estrada da Linha Lauro Muller que precisa de manutenção de forma imediata.
A próxima sessão ordinária acontece na próxima terça-feira, dia 31, com início as 18h30min e é aberta ao público com limite de capacidade em função das medidas sanitárias de combate ao Coronavírus. Também é transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube.