A juíza Dominique Gurtinski Borba Fernandes, da 85ª Zona Eleitoral, determinou que seja feito o reprocessamento da totalização dos votos nas eleições proporcionais (vereadores) de 2020 em Herval d´Oeste. A decisão ocorre após julgamento que cassou o diploma e tornou nulos os votos do ex-vereador Osni Silveira de Ávila, eleito suplente pelo PL.
Na decisão, a magistrada convoca os partidos, Ministério Público Eleitoral e Ordem dos Advogados para acompanhamento do reprocessamento, que deverá ocorrer no dia 9 de março no Cartório da 85ª Zona Eleitoral de Joaçaba.
O reprocessamento dos votos pode promover alteração na composição dos vereadores eleitos no município.
Com o reprocessamento dos votos, poderá haver uma recomposição dentro da casa legislativa ou manter-se como está. Poderá assumir o suplente do PP, Sérgio Moacir do Nascimento, o suplente do PSDB, Leonardo Mascarello, bem como o suplente do PSC, Evandro Lottermann.
Candidato foi preso no dia da eleição
Osni chegou a ser preso no dia da eleição, 15 de novembro, por suspeita de compra de votos.
Após receber denúncia, a Polícia Militar monitorou a residência do candidato e realizou a abordagem de um cidadão que deixou o local. Com ele os policiais localizaram R$ 100 reais enrolado em um “santinho”. O homem confirmou que recebeu o dinheiro do candidato e ambos foram levados à Delegacia.