O plenário da Câmara de Vereadores estampou as cores do Rio Grande do Sul em pleno dia do Gaúcho (20/09), isto porque vários gaúchos e gaúchas, além de representantes e simpatizantes da cultura tradicionalista se fizeram presente na sessão.
Entre os assuntos, foi votado o Projeto de Lei Legislativo n° 0009/2022, que institui a Semana Municipal do Tradicionalismo Gaúcho no calendário de eventos oficiais do Município de Capinzal.
Idealizado pelo vereador Alexsandro Thomaz de Vargas (PODE) e subscrito por Enio José (PP), Jairo Luiz Hoffmann (PP), Rafael Tonial (PP) e Tiago de Oliveira Luz (PDT), a Semana Municipal do Tradicionalismo Gaúcho será comemorada anualmente, na 3ª (terceira) semana do mês de setembro.
O projeto inclui cerimoniais cívico-culturais a serem promovidos pelo Poder Executivo Municipal, com a participação dos tradicionalistas, dos Centros de Tradições Gaúchas e demais entidades a eles vinculadas, além de voluntários que desejem participar, sob a coordenação e organização da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de preservação dos hábitos e costumes do povo sul-rio-grandense e, em especial, das raízes do município, proporcionando a integração cultural e o fomento econômico e turístico.
Conforme justificou o vereador Alexsandro, autor do projeto, o mesmo visa garantir a preservação da cultura gaúcha, estimulando a atividade turística, o desenvolvimento econômico e social do município e região.
Trata-se de preservar a cultura e a história Movimento Tradicionalista, que é muito forte e desempenha importante papel na vida de parte dos capinzalenses que encontram na cultura da Tradição Gaúcha as bases para o resgate de valores e fortalecimento, não apenas de sua história, mas dos laços familiares e de amizade que são construídas.
Dessa forma é possível aferir a importância da memória sul-rio-grandense para a formação da identidade cultural do Meio-Oeste de Santa Catarina, e em especial da nossa cidade de Capinzal que muito se empenha na preservação da cultura gaúcha.
Este grupo, definido como gaúcho teve uma relevante representatividade para a colonização da cidade e, consequentemente, na formação de seu patrimônio cultural, pois difundiram e difundem suas manifestações culturais através de diversos meios fazendo com que a sociedade, mesmo não sendo gaúcha, se identifique com sua cultura.
O projeto teve a sinalização favorável de todos os vereadores.