A Secretaria de Saúde de Capinzal anunciou que a vacinação contra a Covid-19, através da vacina bivalente, está disponível para todos os grupos prioritários que foram elencados pelo Ministério da Saúde.
Os grupos prioritários são os Idosos a partir de 60 anos e pessoas com imunossupressão (que estão em tratamento para o câncer, usam medicações imunossupressoras, possuem doenças inflamatórias ou são portadores do vírus HIV), que já estavam sendo vacinados. Também fazem parte do grupo as gestantes e puérperas, pessoas com deficiências permanentes, sejam motoras, auditivas, visuais ou intelectuais, e os trabalhadores da área da saúde.
A enfermeira, Tailana Bazzo, lembra que para o grupo de gestantes e puérperas não é necessário autorização médica, sendo dever apresentar apenas a carteira de gestante e vacinação. Para as pessoas com deficiência, dependendo o caso, devem levar laudo médico, mas geralmente não necessita. Já os trabalhadores da saúde, devem apresentar um comprovante de trabalho.
A dose da vacina bivalente é tratada como reforço. Em Capinzal já foram aplicadas 423 doses da vacina.
Tailana destaca também, que as demais vacinas contra a Covid-19 continuam sendo aplicadas. Estão liberadas as vacinas para crianças a partir de seis meses de idade e adolescentes e adultos que precisam cumprir o quadro vacinal.
As doses podem ser aplicadas na Unidade Central de Saúde ou na ESF São Cristóvão.