O meteorologista Piter Scheuer acredita que mais um tornado atingiu a região Oeste de Santa Catarina, mas desta vez o interior de Seara, a cerca de 45 km de Chapecó, no início da manhã desta terça-feira (21).
O cone do tornado atingiu a linha Celso Ramos. O meteorologista acredita que o fenômeno foi de categoria F1 na escala Fujita, com força moderada, mas suficiente para arremessar um carro para fora da estrada.
Scheuer analisou imagens que evidenciam a “assinatura” do tornado. As fotos mostram dezenas de árvores derrubadas e quebradas ao meio. Os dados foram enviados à Defesa Civil de Santa Catarina.
“Através da vegetação, imagens de radar e a estrutura da atmosfera, acredito que um tornado atingiu no interior. Isso também por conta da propagação de área de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria, o que reforçou a propagação de uma super célula”, detalhou Scheuer.
A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz. Não há registro de pessoas feridas. O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos.
Na linha Rui Barbosa um chiqueiro foi destelhado. Entre Sagrado Coração e Ariranhazinha dezenas de eucaliptos foram retorcidos e derrubados pelo vento. Algumas árvores foram arrancadas. A estrada entre as comunidades chegou a ficar boqueada, mas agora está liberada.
Outras comunidades também foram atingidas. Técnicos da Defesa Civil estarão em Seara para investigar uma possível ocorrência de tornado no município em função da proporção dos estragos.
A região Oeste de Santa Catarina é a segunda no planeta com maior tendência do fenômeno, por conta posição geográfica com incidência de instabilidades vindo da Argentina e Paraguai, além de outros fatores que contribuem para as ocorrências.