O deputado estadual Marcos Vieira protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que denomina o trecho da SC-390, entre Concórdia e Piratuba, de Bruno Montanari, fundador do Grupo Os Montanari, falecido em 2009.
O grupo musical fundado em Concórdia na década de 1950, completou 60 anos de atividades em 2018.
“A ligação do grupo Os Montanari com Santa Catarina é muito grande, pois há mais de 60 anos, os músicos vão ajudando a preservar as tradições dos bailes nas comunidades, especialmente os Kerb, evento realizado pela cultura alemã, especialmente na região do Meio-Oeste”, explicou o deputado Marcos Vieira.
A intenção, ainda de acordo com o deputado, é tornar a rodovia uma rota turística já que vários eventos culturais são realizados nos municípios de Peritiba, Alto Bela Visa, Ipira e Piratuba, por exemplo.
Natural de Concórdia, Bruno Montanari liderou o grupo até 1985, quando passou o comando para os filhos.
Seu legado musical conta com vinte duas canções próprias, mais 38 arranjos e uma dezena de LPs e CDs, que ajudaram a difundir a cultura catarinense em todo o território nacional.
Atualmente Os Montanari estão radicados em Blumenau e Balneário Camboriú e continuam na atividade.
Na pandemia tivemos que parar nossas apresentações, mas estamos prontos para retomar a rotina de shows assim que tudo se normalizar. E esta homenagem vai nos motivar ainda mais para continuar a levar Brasil afora as músicas do nosso pai e que embalaram e embalam ainda hoje diversas gerações, disse Beto Montanari, um dos sete filhos de Bruno e um dos responsáveis pela banda.
O PL foi protocolado nesta quarta-feira (11/08) na Alesc e começa a tramitar pelas Comissões ainda neste mês.