Na última quarta-feira, 15, a Polícia Militar de Capinzal juntamente com a Polícia Militar de Lacerdópolis realizou atos de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Foi realizada uma blitz educativa na cidade de Lacerdópolis, com a distribuição de folders referente ao programa Rede Catarina, que é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, que tem como finalidade proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a partir de visitas preventivas e da fiscalização do cumprimento de medidas protetivas de urgência.
Ainda, ocorreram orientações nos Postos de Saúde de Lacerdópolis e Capinzal, referente a Campanha Sinal Vermelho, que tem por objetivo oferecer um canal silencioso à vítima que, em seu domicílio, não consegue denunciar a violência sofrida.
As mulheres em situação de violência comparecem a um estabelecimento público e escrevem um X na palma da mão ou em um pedaço de papel, ou mesmo fazendo sinal com os dedos, o que funciona como um sinal de alerta e de denúncia de que ela está sofrendo algum tipo de violência.
A Campanha Sinal Vermelho é uma das ações integrativas da Operação Átria, que está prevista até 28 de março, com ações visando intensificar o atendimento às vítimas de violência contra a mulher, reforçar a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões.