Após denúncias de voluntários da ONG ANA (Ajude Nossos Animais) e de pessoas anônimas da comunidade, foi preso nesta segunda-feira (28) um rapaz de 19 anos, suspeito de ter matado vários cães que eram acompanhados e alimentados pelos protetores ao redor da Praça Lauro Müller, em Campos Novos.
O acusado foi preso pela Polícia Civil em sua casa, após constatação em dois vídeos em que ele amarrava os animais com uma corda e os levava do local.
Um deles, que era acompanhado pela ANA, desapareceu após ser visto com o acusado no dia 8 de março. O outro animal, filmado amarrado pelo suspeito, foi encontrado apedrejado, e está em uma clínica da cidade, com múltiplos ferimentos.
Na casa, a polícia encontrou um órgão em um vidro, similar a um coração de um animal. Uma amostra foi recolhida para perícia.
De acordo com a ANA, são aproximadamente 15 cães desaparecidos em bairros e no centro da cidade. “Animais dóceis, castrados, vacinados e que as pessoas diariamente alimentavam, podem ter sido cruelmente mortos”, adverte a voluntária.
A ANA espera que a população que apoia a causa animal se reúna em frente ao Fórum da Comarca de Campos Novos nesta terça-feira (29) a fim de pedir que na audiência de custódia a justiça mantenha a prisão do acusado. “Se for solto, diante de toda essa crueldade feita com os nossos animais, pode fazer também com uma criança”, teme a voluntária.
Investigação
De acordo com as denúncias, no dia 8 de março, o rapaz foi visto com uma corda levando um dos animais comunitários que convivem na Praça Lauro Müller, acompanhados pela ANA. Uma das voluntárias, que abordou o suspeito, conseguiu a identificação. Nas proximidades da casa do suspeito, animais eram vistos, mas até então, a justificativa era de que ele amarrava os cães para depois soltar.
Após insistência de voluntárias da ANA, e diante do desaparecimento de vários animais, nesta segunda-feira um dos cães, filmado em vídeo com o suspeito, foi encontrado apedrejado, quase sem vida. A Polícia foi chamada.
Há também suspeita de mais ossadas de animais estarem enterradas na região conhecida como “capão”, no bairro São Sebastião e nas proximidades do Galpão Crioulo. Uma ossada já foi encontrada por voluntárias da ANA.
A ANA pede a quem tiver animais desaparecidos, que registre Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Campos Novos.
Matar animais domésticos e silvestres é crime. A pena é de dois a cinco anos de reclusão.
Fonte: Rádio Cultura