Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 13, na prefeitura de Ouro, a entrega do Plano Municipal de Cultura. O ato contou com a presença do prefeito Claudir Duarte (Dire); da secretária de educação, Edinéia Rech Schlindwein; da diretora de cultura, Paloma Nora; além dos representantes do Instituto Crescer, que auxiliaram na elaboração da minuta, Roselaine Vinhas, Acácio Antunes e Paulo André Klein.
O documento, conta com aproximadamente 80 estratégias/ações consolidadas em 18 metas e, foi construído ao longo de reuniões e fóruns com a contribuição de representantes da área.
A consultoria e toda a elaboração do plano foram produzidas pelo Instituto Crescer ao longo do ano de 2022, através de um mapeamento dos espaços e agentes culturais do município de Ouro. O plano desenvolvido compreende o período de 2023 a 2023.
Dire mencionou a importância do referido plano, que é o início na parte burocrática para se desenvolver as ações na busca e aplicação de recursos na área da cultura. O prefeito ressaltou também, que nos próximos dias se inicia o trabalho no Plano Municipal de Turismo. Ouça:
Para o presidente do Instituto Crescer, Acácio Antunes, é motivo de alegria fazer a entrega de um plano que irá nortear as atividades do setor para os próximos 10 anos. Segundo ele, várias ideias foram discutidas com a comunidade para entender onde estão e quem são os fazedores de cultura do município. Acompanhe:
A consultora do Instituto Crescer, Roselaine Vinhas, citou que o trabalho foi de intensa dedicação por meio da administração pública, através da secretaria da educação e diretoria de cultura, desde a realização dos fóruns de sensibilização para elaboração do plano e o de validação das metas, ações, indicadores e todo o sistema que de desenvolvimento da área cultural de Ouro. Roselaine completou dizendo que essa minuta irá sedimentar e alavancar a produção cultura do município. Entenda:
Conforme a diretora de cultura, Paloma Nora, é um momento marcante, pois é partir do plano de cultura em que serão traçadas as metas no decorrer do ano. Segundo ela, com a regulamentação das diretrizes será possível desenvolver os eventos que antes não se faziam devido à falta de recursos e outras burocracias. Ouça:
Agora, o plano segue para apreciação na câmara de vereadores, para a partir daí se tornar Lei.