Um grande número de fiéis prestigiou e fortaleceu suas orações durante a celebração em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, neste dia 2 de fevereiro.
A programação do ato religioso teve início no dia 24 de janeiro com a novena em várias capelas de comunidades e bairros do município de Ouro.
O ponto alto da homenagem à padroeira que protege os navegantes mostrando-lhe sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada ocorreu com orações e um terço saindo da Capela São João Batista no Parque Jardim Ouro, seguindo em procissão até as águas do Rio do Peixe.
Sob as bênçãos do Frei Renan Moretti, devotos e embarcações iniciaram a procissão fluvial pelas águas do Rio do Peixe até as imediações da ponte Irineu Bornhausen. A chegada da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes foi marcada por um show de fogos e uma linda salva de palmas. Em romaria pela Rua Felipe Schmidt até a Praça Pio XII ocorreu a benção das velas, muita oração e meditação.
A celebração da missa com a bênção da garganta foi presidida pelo pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, Frei Justino Stolf.
O evento foi realizado pela administração municipal de Ouro, através da diretoria de cultura, e de acordo com o chefe do executivo, Claudir Duarte (Dire) o momento é de muita emoção e agradecimento por todas as bênçãos recebidas e pelas conquistas para com à comunidade Ourense.
A diretora de cultura, Paloma Nora, avaliou como positiva a celebração e agradeceu a presença do público que compareceu, desde as novenas até a procissão, no dia de ontem.
Transmissão da procissão
História
Essa devoção iniciou-se junto das grandes navegações dos Portugueses e Espanhóis, quando os mesmos decidiram ir em busca de novas rotas e descobrir novas terras pelo mundo, originando assim a padroeira dos navegantes e dos viajantes.
Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção a Nossa Senhora dos Mares, da Boa Viagem, a Estrela do Mar, a Nossa Senhora dos Navegantes. Pescadores simples e valentes, sempre faziam as orações a Nossa Senhora dos Navegantes antes de irem para o mar buscar o sustento para a família e o trabalho para sobreviverem.