Órgãos de Plínio de Castro serão doados e ajudarão pacientes que aguardam na fila de transplantes
Em virtude da captação dos órgãos, o velório do presidente da Cidasc e ex-prefeito de São José do Cedro deve ocorrer apenas amanhã à tarde, em horário ainda a ser definido
Em um último gesto nobre, os órgãos do presidente da Cidasc e ex-prefeito de São José do Cedro, Antonio Plínio de Castro, serão doados para ajudar pacientes que aguardam na fila de transplantes. A possibilidade da doação ocorre em virtude de Plínio ter tido morte cerebral. A morte de Plínio foi confirmada pela própria família, em nota divulgada na manhã deste sábado, dia 29.
Ele estava internado na UTI do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, desde o dia 17 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico secundário a ruptura de um aneurisma cerebral. Em virtude da doação de órgãos, o velório de Plínio deve acontecer somente amanhã, domingo, dia 30, na parte da tarde, ainda sem horário definido.
Antonio Plínio de Castro Silva era presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi ex-vereador e ex-prefeito do município de São José do Cedro, ex-presidente da Ameosc.
O município de São José do Cedro e o governo do estado decretaram luto oficial de três dias pela morte de Plínio. A Ameosc também emitiu uma nota de pesar.
NOTA DE PESAR
É com imenso pesar que a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) recebe e comunica o falecimento de nosso querido amigo e colega, o ex-prefeito de São José do Cedro, Antônio Plínio de Castro. Nascido em Palmeira das Missões (RS) em 1961, Plínio se formou Técnico em Agropecuária e graduou-se em Letras pela Unoesc de São Miguel do Oeste. Na vida pública, foi Secretário de Estado para o Desenvolvimento do Oeste (2001-2002), Coordenador da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Conselho de Administração da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) e do Conselho de Administração da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Em São José do Cedro, foi Secretário Municipal da Agricultura (1989-1992), Vereador (1996-1999), Vice-Prefeito (2000-2004 e 2005-2009), Prefeito (de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020) e Presidente da Associação Beneficente Hospitalar de Cedro, localizada em São José do Cedro. Plínio também foi presidente da Ameosc por duas oportunidades, nos anos de 2016 e 2020. Atualmente, era presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Entre as diversas formas de reconhecimento que recebeu em vida, esteve o Selo de Prefeito Empreendedor, na X Edição do Prêmio Sebrae – Etapa SC, em 2019.
Com a consciência do quanto Plínio de Castro era admirado por seu profissionalismo e alegria, para sempre o teremos em nossa memória. A todos os familiares e demais amigos, os mais sinceros sentimentos de toda a equipe Ameosc.