Foi realizado na tarde desta quinta-feira (16), no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer uma Audiência Pública Consultiva, para tratar sobre a ocupação e o uso do solo junto as margens dos cursos d’água naturais em área urbana consolidada no município de Capinzal.
Um número expressivo de pessoas participou da reunião, dentre elas moradores, empresários, advogados, Engenheiros e lideranças políticas.
A administração contratou a equipe do CINCATARINA (Consórcio Interfederativo Santa Catarina) para fazer um estudo da possibilidade de regularização na alteração da legislação municipal, a fim de diminuir a metragem para construções as margens dos rios Capinzal e do Peixe.
O secretário de administração, Ivair Lopes Rodrigues, comentou sobre as situações apresentadas e do estudo inicial sobre as novas metragens que possam ser construídas as margens dos rios do município. Segundo ele, foram duas situações apresentadas com o diálogo aberto entre os participantes.
Ivair citou que antes de se formalizar alguma lei, o próximo passo é passar os apontamentos para análise dos conselhos.
De acordo com o prefeito Nilvo Dorini, alguns pedidos sobre a regularização de áreas de risco serão analisados e o município pretende fazer a contratação de uma empresa responsável para fazer o referido levantamento para identificar as áreas de risco.
Outro assunto que foi apresentado pelo gestor foi sobre as pontes da Rua Luiz Dorini e da Rua Dom Vicente Gramazzio, situadas na área central de Capinzal. Dorini se mostrou preocupado, pois quando ocorre fortes chuvas o rio Capinzal transborda. Ele destacou que a administração já avalia a situação para a construção de novas pontes.