Teve inicio na noite da última quarta-feira, dia 24, e se estendeu até o dia 26, a 12ª edição do Seminário Estadual de Políticas da Assistência Social. O evento aconteceu em Piratuba e reuniu 700 pessoas entre gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o Estado para discutir tal política pública. Representantes de Capinzal, Ouro e Zortéa acompanharam o encontro.
Os participantes fizeram parte de mesas-redondas, as quais abordaram a reconstrução do SUAS e as conferências municipais. Duas reuniões técnicas, uma sobre a gestão na assistência social e outra sobre a vigilância socioassistencial também foram realizadas. A Professora e Doutora, Aldaiza Sposati, ministrou uma palestra sobre a Análise do SUAS no contexto brasileiro.
Para a Assistente Social do Município de Ouro, Marcela Cavichioli, o encontro serviu para renovar os conhecimentos na área e projetar as ações dentro do município. Outra proposta fortemente trabalhada foi a do SUAS (Serviço Único de Assistência Social), com o intuito de tornar o serviço eficaz e auxiliar a todos que precisarem, desmistificando velhos conceitos relacionados a pobreza e outros quesitos.
Marcela adiantou que em meados do mês de julho deverá ser realizada a Conferência de Assistência Social, que é o momento onde a comunidade será ouvida e poderá expor suas ideias e sugestões. Os detalhes serão divulgados em breve.
A psicóloga do CRAS de Ouro, Daniela Baldissera, pontuou que os assuntos abordados no evento foram de grande proveito e vêm de encontro à garantia os direitos da população. Segundo ela, as propostas apresentadas serão filtradas e implantadas no município de acordo com a realidade.
O município de Capinzal foi representado por vários membros, entre elas, a secretária de Assistência Social de Capinzal, Samara Leorato, a qual avaliou de forma positiva o seminário e destacou que algumas questões já estão sendo trabalhadas pelo setor.
O município de Zortéa foi representado pela secretária de Assistência Social, Bruna Cristina Infeld, membros da equipe e a prefeita Rosane Infeld. Conforme a secretária, o seminário foi de grande valia para conhecimento das novas leis e demais tramites burocráticos na área. No município de Zortéa a conferência de assistência social será realizada em julho e também servirá de base para entender os anseios da comunidade.