Nesta quinta-feira, dia 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o município de Ouro realizou a Caminhada da ação “Faça Bonito”.
A passeata teve início em frente à Delegacia da Polícia Civil e finalizou na Praça Pio XII. Na ação, esteve presente as autoridades do município, escolas, centros de educação infantil, assistência social e Conselho Tutelar.
A campanha tem como objetivo, destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a população a participar em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo o seu direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescentes) e Conselho Tutelar.
O Prefeito Municipal, Claudir Duarte, destacou que a administração está empenhada na realização das ações sociais e aproveitou para chamar a atenção da população quanto a importância do tema a respeito dos direitos das crianças e adolescentes.
Para a psicóloga, Keila Morais, que também é voluntária no CMDCA, o objetivo é intensificar as ações e a prevenções o ano todo, diretamente com as crianças, famílias, escolas e profissionais da área. Segundo ela, é necessário criar uma ligação para levar as informações científicas, psicológicas e comportamentais de como identificar uma criança que está sofrendo um processo de violência, negligência ou abuso.
A assistente social, Marcela Machado Cavichioli, pontuou que embora se tenha casos suspeitos no município, a população sente-se retraída em fazer a denúncia. Ela orientou que a queixa se faz necessária para que o caso seja identificado, posteriormente investigado ajudando a salvar a vida de uma criança.
A campanha foi instaurada nas escolas desde a educação infantil, onde foi realizado diversas atividades em prol de prevenção e do combate à violência sexual, como a contação de histórias, rodas de conversas e dinâmicas.