Novembro deve começar com frio intenso em Santa Catarina, segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram. De acordo com a previsão, outubro deve terminar com chuva e temporais com granizo. A previsão vale para domingo, 30, e segunda-feira, 31.
Uma massa de ar frio de origem polar, intensa para a época do ano, avança em Santa Catarina. A precipitação sólida é esperada devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil.
No Extremo Oeste e Oeste, os totais de chuva ficam mais elevados.
Para as especialistas, o frio em novembro é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época.
Temperaturas próximas de 0°C
Nos dias 2 e 3 de novembro, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável no estado, com temperaturas próximas de 0°C e negativas. Além de gerar condição para formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto.
Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC em 5 de novembro de 1992.
Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no referido mês.