Um homem foi preso por tráfico de drogas e uma grande quantidade de maconha foi apreendida em Capinzal, na noite desta sexta-feira (27).
Por volta das 20h, a guarnição PM realizava PCTRAN na Avenida José Leonardo dos Santos, quando um adolescente passou e disse: “tem um pé de maconha lá no barranco”, porém, inicialmente a guarnição continuou com as abordagens de veículos.
Após a liberação dos carros, a guarnição decidiu averiguar. Logo que foi acessado o barranco foi possível visualizar alguns pés de maconha nos fundos da casa de um homem, assim, a guarnição em flagrante deslocou até o local.
A proprietária da residência, cooperativa, autorizou a entrada na casa, e além de colaborar com a guarnição, a mesma informou que sempre foi contra a comercialização de maconha que seu companheiro fazia, disse que os usuários pegavam a droga e saiam do estabelecimento, e que estava ciente dos pés de maconha.
Durante a ação policial, alguns usuários compareceram no local. Vale ressaltar que na ação policial, o filho do masculino mostrou onde estava escondida a droga, 38.1 gramas de maconha, além do telefone celular, qual esse encontrava-se no forro da residência, balança de precisão e dinheiro guardado. Ressalta que no local já havia sido realizadas tais diligências como, cumprimento de cautelares pelo judiciário, e também situações de flagrância pelo crime de tráfico de drogas, sendo o mesmo suspeito.
O ambiente possui uma geografia desfavorável para o monitoramento, e favorável para a traficância, pois é em local alto onde facilita a visualização da chegada de viaturas. Após a situação de flagrância, concomitantemente a intensa movimentação dos usuários, os policiais encontravam-se nos fundos da casa, assim, foi possível a abordagem dos usuários já vinculados no boletim.
Foi localizado R$ 1.022,00 com os objetos já mencionados e um caderno, sendo que o objeto apreendido possuía várias anotações. O masculino teve o direito de permanecer calado ofertado, e teve o acompanhamento do advogado, esse acompanhou a parte intermediária e final da condução da ocorrência.
Diante da droga localizada, foi solicitado a presença do CANIL do 26 BPM que auxiliou na ocorrência.
Como a presente ocorrência possuía crianças e femininas, em seguida esteve no local o conselho tutelar de Capinzal em razão dos filhos do autor e também do comprador que possui apenas 16 anos. O filho do sujeito teve contato direto com armas e drogas, sendo que a criança fez várias afirmações sobre o pai já ter possuído armas, e que recentemente o pai estava com uma grande quantidade de droga em casa, essa afirmação foi confirmada pela mãe.
A guarnição PM colheu o depoimento dos envolvidos, realizou o levantamento fotográfico, deu voz de prisão para o masculino dando ciência de quem estava o prendendo e por qual crime.
Por fim, foi deslocado até a delegacia da Polícia Civil de Joaçaba, sendo entregue-o para a autoridade competente junto com o dinheiro apreendido, balança de precisão, smartphone, caderno de anotações e todo o material apreendido na ocorrência.