O Grupo Escoteiro Trem do Vale iniciou neste sábado, dia 4, as atividades do ano de 2023. A metodologia educacional utilizada no Escotismo se adapta às características evolutivas, às necessidades e ênfases de cada Ramo, dos quais são formas de reunir os membros conforme sua faixa etária e fase de desenvolvimento.
No período da manhã, na localidade da Barra do Leão, o Ramo Escoteiro fez uma trilha a partir da área do Balneário Thermas Leonense até a Casa de Pedra. Esse ramo conta com 20 membros juvenis e 4 escotistas (chefes), com idade entre 11 e 14 anos. Eles são patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, as crianças aprendem diversas coisas que os deixam mais confiantes e decididos. Cada patrulha tem seu próprio bastão e bandeirola, onde grava-se lembranças marcantes das experiência obtidas juntos, assim como o livro de patrulha, que tem todas as informações sobre os membros e fotografias das ações.
Elegeu-se um monitor, que age como um líder dentro do grupo, e desenvolvidas algumas atividades por conta própria, como ir ao cinema e jogar algum jogo. Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos. Com o lema “Sempre Alerta”, os escoteiros estão interessados em descobrir coisas novas e estar cercados de amigos.
Já os Ramos Lobinho e Sênior realizaram suas atividades durante a tarde, na sede do grupo situada no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro (Expovale).
O Ramo Lobinho deu as boas-vindas às crianças de forma divertida e educativa, proporcionando momentos de interação e descontração com os pequenos. Esse ramo compreende crianças com idade de 6 anos e meio a 10 anos, e até o momento conta com 34 membros juvenis e 13 Escotistas (chefes). As crianças aprendem muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e a desenvolver a liderança.
“O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, que inspira a organização do Ramo Lobinho – juntos, formam uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, e esse grupo acompanha durante todo o período em que os pequenos ficam nesse Ramo. Com esses amigos, são desenvolvidos jogos, brincadeiras, vividas aventuras, aprende-se sobre a importância da boa ação diária e ainda incentiva-se a fazer sempre o Melhor Possível; esse inclusive é o lema.
O Ramo Sênior realizou atividade de quebra-gelo, buscando a interação entre os membros juvenis e trabalhou em patrulha, para o planejamento das atividades de ciclo. Este Ramo é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, e conta com 14 membros juvenis e 5 Escotistas. Busca incentivar a superar os próprios desafios.
Aqui os adolescentes já se conhecem melhor e aceitam as características e as diferenças de um jeito mais simples, buscado entender melhor a própria personalidade. Com a tropa sênior vive verdadeiras aventuras: fazem rapel, navegação, acampam por vários dias, fazem trilhas e escaladas, aprendem jogos e atividades mais desafiadoras e são incentivados a superar obstáculos.
Em 2023, por hora, não se tem membros juvenis no Ramo Pioneiro. Dois membros que estavam no ano passado no Clã Pioneiro, estão ativos na chefia. Esse ramo compreende jovens a partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos. Nessa etapa é onde apoia-se e descobre-se interesses em comum. O jovens levam a sério o lema “Servir”, a aventura não é mais simbólica ou imaginária. A partir dai é experimentado o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário. O cotidiano no clã dá bastante liberdade e deixa ciente da responsabilidade que isso traz. As atividades são organizadas pelos próprios escoteiros. Esse é o período em que entra-se na vida adulta, e conclui-se a formação dos valores e princípios. Mesmo estando no clã, é possível participar como adultos voluntários em outros Ramos e atuar ativamente nas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar a caminhada como jovem no Movimento Escoteiro.
A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.
Como participar
Se você tem interesse em conhecer ou fazer parte do Movimento Escoteiro, nos chame através do WhatsApp 49 9 9988-0462 ou via Instagram @ge_trem_do_vale_.