Capinzal – Tudo transcorria normalmente em um dos turnos no setor de abate da unidade da BRF Capinzal. Era mais um dia normal de trabalho, mas, nesta terça-feira (18), um fato curioso chamou a atenção de colaboradores: um frango com quatro pés foi encontrado entre as demais aves. A imagem foi enviada à reportagem do MTN.
Em contato com a Embrapa Suínos e Aves, unidade de Concórdia, o pesquisador Elsio Figueiredo explica que se trata de uma polimelia em aves. Em consulta a literaturas a respeito do assunto, o pesquisador destaca que a anomalia decorr, basicamente, de uma conjunção ambiental com o momento exato do desenvolvimento do ovo.
Polimelia em aves
É uma anomalia em que geralmente nascem pintos com quatro pernas, sendo duas normais e duas na forma de apêndices, lembrando uma condição de aves siamesas, mas que tem explicação na malformação do embrião em decorrência de alguns fatores associados à multiplicação e migração celular na fase de gástrula.
De acordo com Locke & Johnson, D. (2021), “pensava-se que a síndrome da duplicação caudal era resultado da formação de gêmeos incompletos ou da formação de um eixo secundário do “Hensen’s node” (Nó de Hensen). O nó de Hensen é um grupo de células que atuam como organizadoras do embrião das aves. O nó de Hensen é responsável pelo desenvolvimento dos membros posteriores, mas também está envolvido na gastrulação para o desenvolvimento do intestino grosso, cauda e cloaca”.
“Autores mencionam ser possível perceber que quando existe mal funcionamento do nó de Hensen, pode ocorrer polimelia, fusão do sacro ou do sinsacro no caso das aves e duplicação dos tratos caudal urogenital e digestivo”, conclui Elsio Figueiredo.