A 57ª festividade em honra a São Cristóvão, que aconteceu ao longo desta semana, foi um grande sucesso. Diferente dos anos tradicionais, a coordenação da capela optou por estar realizando somente a programação religiosa e a procissão com a benção dos veículos. No ano passado também ocorreu de forma atípica em decorrência da pandemia da Covid-19.
A programação iniciou ainda na quinta-feira (22) com a realização do tríduo sob o comando dos cristãos do Loteamento Universitário. Na sexta-feira, a cerimônia eucarística foi de responsabilidade do Loteamento Colina. No sábado, que marcou a última noite do tríduo, a missa foi celebrada pelo Frei Emerson Orane. Durante a celebração teve a formação dos novos ministros extraordinários da eucaristia da palavra que terão a missão de auxiliar nos diversos serviços religiosos da capela do bairro. Frei Emerson fez a benção das vestes e o envio de Alexsandro Nora, Tere Camargo, Geni Dutra, Dabila do Amaral e Odete Matos. A comunidade participou com grande entusiasmo e muita fé na santa missa em honra a São Cristóvão.
Procissão
Um ato de fé e devoção marca a festividade em honra a São Cristóvão. A tradicional procissão reúne famílias, caminhoneiros, agricultores e demais fiéis para receber a benção. Antes mesmo das 08h30 os veículos, caminhões e motocicletas já formavam as primeiras filas para comemorar e reverenciar o santo padroeiro.
Com saída do município de Ouro, a imagem de São Cristóvão fazia a frente de uma fila com mais de 1.500 veículos entre carros, caminhões e motocicletas. Excepcionalmente, este ano, a carreata percorreu pela Avenida XV de Novembro em decorrência das obras na Rua Presidente Nereu Ramos, e em sinal de respeito as pessoas hospitalizadas, todos os motoristas evitaram o buzinaço na avenida. Nas proximidades do Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli foi entregue lembrancinhas aos devotos e também feito o recolhimento de doações e colaborações para a capela do bairro. No trajeto da serra de Capinzal os carros e caminhões decorados abriram a buzina e seguiram procissão fazendo manobras e esbanjando criatividade na homenagem a São Cristóvão.
O pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, Frei Emerson Orane, fez a benção da água que foi aspergida em cada meio de transporte numa procissão que teve aproximadamente quase 3 horas de duração.
No trajeto se notava a interação da comunidade próximo da rodovia e de suas casas apreciando o desfile. Devotos de São Cristóvão que não possuíam carro vieram a pé receber a proteção do padroeiro e benzer seus objetos.
Outra situação que chamou a atenção dos fiéis foi a atuação do Adimilton Ferreira, que em seu para motor sobrevoava as imediações do evento, demonstrando seu ato de fé e religiosidade, com uma faixa escrita “SÃO CRISTÓVÃO, ROGAI POR NÓS!”,
O coordenador da capela do Bairro São Cristóvão, Ivanir Antonio Marsaro, com muita alegria, avaliou as festividades deste ano e relatou que o evento superou todas as expectativas.
A gente agradece a Deus em primeiro lugar. Está sendo um ano difícil. Ano passado não podemos realizar a festa e esse ano fizemos somente a parte espiritual, fechando com chave de ouro. Superou as expectativas. Então a gente só tem a agradecer. Agradeço a todo o conselho, a vocês das rádios, agradeço as pessoas que nos ajudaram, aos colaboradores da ação entre amigos que foi vendido 100% dos números e ano que vem esperamos por todos novamente.
As Rádio Nativa FM e A Mais Querida fizeram uma transmissão com todos os detalhes da procissão, tanto pelo rádio quanto pelas redes sociais, com entrevistas, informações, histórias e imagens. A cobertura completa você acompanha no Facebook da Rádio Nativa FM, ou acessando este link https://fb.watch/6_se_0-94F/.
Para ver todas as fotos clique aqui
Por Álvaro José
Fotos: Eduardo Scarton, Aldo Jornal O Tempo, Toni Silveira, Nilson Rosa e Adimilton Ferreira.
Demais envolvidos na cobertura do evento: Lério Bonato, Marcio Silva, Roque Junior, Mathias, Arno Holetz, Álvaro José Mileski Holetz