Foi realizado na última sexta-feira, dia 4, a Olimpíada Catarinense de Química na Escola de Educação Básica Mater Dolorum, em Capinzal. Sob a coordenação das professoras Rafaela Masson e Karine Burgel Facin, o evento reuniu alunos das turmas do diurno da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio.
A iniciativa da olimpíada surgiu no dia 30 de junho, quando os alunos foram convidados a participar de forma espontânea. Ao todo, 152 estudantes se inscreveram e enfrentaram as avaliações. Essa competição marcou a primeira vez em que a Escola Mater Dolorum se uniu a outras instituições da CRE de Joaçaba para realizar o evento.
Em meio aos preparativos para as provas, a organização teve que se adaptar ao formato online, garantindo uma estrutura adequada para a aplicação das 30 questões discursivas. As provas foram diferenciadas para as séries, permitindo uma avaliação mais precisa do desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos no campo da química. Além disso, as professoras também enxergam a olimpíada como uma oportunidade para auto avaliação do seu trabalho no ensino da disciplina.
A olimpíada marcou o início das comemorações da Semana do Estudante, que é celebrado no dia 11 de agosto.
Com os resultados das provas em mãos, espera-se que a avaliação dos alunos e a retroalimentação do trabalho docente possam ser compartilhadas em breve, contribuindo para o aprimoramento contínuo do ensino e aprendizado de química na escola.