A Câmara de Vereadores do Município de Zortéa implantou no ano de 2022 a Escola do Legislativo, e nesta quinta-feira, dia 2 de março, iniciou as primeiras ações do projeto. A Escola do Legislativo de Zortéa “Professora Zevila Susin“, homenageia uma das primeiras professoras do município.
Durante todo o dia foi realizado no auditório do Grupo Escolar Municipal Núcleo I, um encontro com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e com as escolas da rede pública de ensino, sendo ministradas três palestras. Duas aconteceram pela manhã e uma à tarde.
A gestora do núcleo de educação para democracia da Escola do Legislativo da ALESC, Leia Medeiros, explanou várias situações da conjuntura política que serviram de incentivo para que as crianças e adolescentes da rede pública de ensino participem do pleito eleitoral de vereadores e vereadoras mirins que se inicia em breve dentro do projeto.
Também estiveram acompanhando os trabalhos o presidente da Escola do Legislativo de Zortéa, Rodrigo Almeida Pires (PP); o vereador Coordenador do Projeto Vereador Mirim, Denir Brancalione (PL) e o Diretor da Câmara de Vereadores de Zortéa, Mateus Jung, representando o presidente do Legislativo de Zortéa, João do Nascimento (MDB).
As autoridades agradeceram a Secretaria de Educação de Zortéa, as Escolas Municipais Horizonte I e II e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina por proporcionarem as crianças um evento de grande valia e que irá contribuir no desenvolvimento das mesmas.
A Escola do Legislativo foi criada com a finalidade de aproximar mais as pessoas da política e formar novas lideranças.