A Escola de Educação Básica São Cristóvão de Capinzal realizou durante a manhã e a tarde desta quarta-feira (20) uma palestra com o tema “setembro amarelo”.
O evento contou com a presença da psicóloga Kassia Ramos e do analista comportamental e consultor João Paulo de Cordova.
Lilia Gotardo, Diretora do educandário, destaca que o objetivo da Escola é estar sempre trabalhando em parceria com entidades da região, buscando assim trazer temas de relevância que merecem o apoio da escola para que seja tratado com mais atenção.
Desta forma, foi feito o convite aos profissionais João Paulo e a Kassia, que atenderam prontamente o chamado e se dispuseram a estar propiciando aos alunos esses momentos de interação na busca da conscientização sobre o tema setembro amarelo que trata sobre os cuidados na prevenção contra o suicídio.
Kassia destaca a ação visa trabalhar principalmente com o jovem dentro da dinâmica deles para se tornar mais fácil o entendimento e mostrando os canais de ajuda onde eles possam ser escutados e serem acolhidos pela comunidade.
João Paulo enfatizou que essa parceria com a escola busca trazer para o jovem a importância de uma abertura para possíveis conversas falando sobre o tema tratado no setembro amarelo. Segundo ele, a aceitação do trabalho junto aos alunos foi positiva, mas salienta a importância de dar continuidade nas escolas, no trabalho e mesmo em casa.
Estatísticas mostram que os casos de suicídio são mais frequentes em idade jovem, e em público masculino.
João salientou que não se deve deixar de trabalhar com as demais idades pois o assunto merece o cuidado com todos os públicos pelo fato de não se saber da real situação emocional de cada pessoa.
Imagens: Nilson Rosa