Aconteceu na noite de quinta-feira, dia 17, no Centro de Idoso do Município de Ouro, uma importante reunião onde na oportunidade foi apresentado o projeto de construção e impactos da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Alto Alegre. A barragem vai ser construída no Rio do Peixe entre Capinzal e Ouro.
O prazo de construção é de 2 anos e a futura Central Hidrelétrica produzirá 17,40 MW e toda energia será destinada a Subestação localizada na Barra do Leão.
O projeto foi elaborado pela empresa MAUE S/A. que é composta por oito cooperativas, entre elas a Copérdia, Copercampos, Alfa e Aurora.
O presidente da MAUE S/A, José Samuel Thiesen, falou da expectativa na instalação da barragem, e também do início dos trabalhos. Ele afirmou que já é o quinto projeto da empresa e que a mesma vai trazer muitos benefícios a comunidade.
Para o Prefeito de Ouro Claudir Duarte (PL), a instalação da usina alavanca o progresso do município através da economia e turismo, também destacou que a administração contribuirá da melhor forma para a conclusão da obra.
A Copérdia é uma das cooperativas que compõe o consórcio de construção da barragem, e segundo o vice-presidente Ademir da Silva, a cooperativa já faz parte de outros projetos da MAUÊ S/A. Ele ressaltou a cooperação dos produtores que entenderam a importância do projeto.
A empresa responsável por fiscalizar os impactos ambientais vem a 16 anos estudando o Rio do Peixe para a instalação da PCH Alto Alegre. Segundo Osvaldo Onghero Júnior, engenheiro e proprietário da Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente, várias hidrelétricas serão instaladas no Rio do Peixe.
As obras iniciaram já na quinta-feira com o canteiro de obras, escritório e a casa de força implantados na margem do Município de Ouro.
Fotos e informações: Mathias