Teve início na tarde deste domingo, dia 12, o Campeonato Regional de Futebol Não Profissional – Edição 2023. A competição, popularmente conhecida como Estadual de Amadores, é promovida pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e tem a participação de quatro clubes.
A chave única é composta pela Associação Atlética Rio Peixense (AARP) de Piratuba, E. C. Nacional de Ipira, SER Internacional de Peritiba e E. C. Beija-Flor de Lacerdópolis.
Conforme o regulamento, na primeira fase as equipes formam chave única onde estas jogarão entre si, dentro da respectiva chave em turno único e returno. Classificam-se para a 2ª (segunda) fase os duas melhores colocados.
Na 2ª (segunda) fase, fase final, onde definirá o campeão, a 1º e 2º equipes melhor classificadas disputam em jogos ÚNICO na casa da melhor classificada na fase de grupo o jogo da final.
Pela primeira rodada, se enfrentaram em Ipira o E. C. Nacional e a Associação Atlética Rio Peixense (AARP). O duelo terminou empatado em zero a zero. A arbitragem foi de Clair Dapper, auxiliares Adão Luiz Ignácio e Luiz Antonio Lovatel e os trabalhos da mesa foi Gabriela Sartori.


O outro confronto aconteceu em Piritiba e envolveu as equipes do Beija-Flor e Internacional. Os visitantes levaram a melhor e venceram a partida por 2 a 1. Os gols do Beija-Flor foram marcados por Alexandre Tessaro aos 15 minutos e Guilherme Zanchetta aos 19 minutos. Marcelinho descontou para o Internacional aos 13 minutos da etapa complementar. A partida teve a arbitragem de Guilherme Dametto, auxiliares Aguinaldo dias e Naimo Balestrin e os trabalhos da mesa por conta de Antônio Moacir Becher (Neguinho).


Os próximos confrontos acontecem em Ipira entre Associação Atlética Rio Peixense (AARP) e E. C. Beija-Flor e em Piritiba entre SER Internacional e E. C. Nacional em data a ser definida.