Mais um dia movimentado no setor de segurança pública, em Capinzal e Ouro. Os militares registraram um total de doze ocorrências, entre apreensões de motocicletas, condutores sem habilitação, agressões e outros. Confira:
Por volta das 08h de segunda-feira (6), a guarnição em rondas no centro de Capinzal, próximo ao Banco do Brasil, se deparou com uma motocicleta sem os retrovisores e com o escapamento causando um grande ruído. A abordagem da motocicleta HONDA/CB 500F se deu em frente à rodoviária de Capinzal. Em consulta no sistema foi constatado que tanto a motocicleta, quanto o condutor estavam em dia com sua documentação. No entanto, em vistoria na motocicleta a guarnição constatou que o escapamento estava alterado, estando o mesmo com descarga livre e sem os dois retrovisores. Assim, como não oferecia a segurança necessária para transitar e nem foi realizada a regularização das irregularidades no local, a guarnição removeu a motocicleta junto ao pátio do guincho credenciado. Diante da situação, foram lavradas as autuações cabíveis, o levantamento fotográfico e finalizada a ocorrência.
Por volta das 09h, a PM, em rondas no Bairro Parizotto, visualizou uma motoneta HONDA/BIZ 125 KS transitando com o passageiro sem capacete. Diante da irregularidade constatada a guarnição realizou a abordagem. O condutor em questão informou ser habilitado, porém estaria com a CNH vencida. Em consulta junto ao sistema SISP e Fiscalização Denatran não foi possível constatar a habilitação do condutor. Vale ressaltar que a medida administrativa de conduzir passageiro sem capacete é o recolhimento da CNH, no entanto o condutor não possuía CNH. Não foi apresentado condutor habilitado para retirar a motocicleta e a mesma foi recolhida junto ao pátio do guincho credenciado pelo convênio de trânsito. Por fim, foi expedido as autuações pertinentes, realizado o levantamento fotográfico e confeccionado o presente boletim de ocorrência.
Por volta das 14h, a guarnição em rondas no centro de Capinzal, avistou a motocicleta HONDA/CG 125 FAN ES, a qual, por meio da comunidade já era de conhecimento da guarnição por estar na situação de bruxa. Realizada a abordagem na Avenida XV de Novembro, onde foi constatado que o condutor não possui habilitação. Além de que, a motocicleta estava licenciada no ano de 2016, possuía débitos e o lacre de identificação encontrava-se rompido. O condutor relatou à guarnição que a proprietária da motocicleta tem ciência da condição da não habilitação do condutor, pois, são conhecidos. Diante dos fatos, a guarnição realizou o levantamento fotográfico, lavrou as autuações cabíveis e finalizou a ocorrência.
Por volta das 15h, os militares foram acionados para se deslocar até a Rua Fiorindo Luvison, no Loteamento Parizotto para atender uma possível ameaça, na modalidade Maria da Penha. A guarnição conversou com a solicitante a qual informou que teve uma discussão com seu companheiro e que ambos trocaram ofensas. Informou também que seu companheiro estava embriagado e pegou o veículo VW/Gol de cor vermelha, de sua propriedade, e saiu de casa sem sua autorização. Indagada a solicitante acerca do interesse de representação criminal a mesma não quis exercer o direito. A PM realizou rondas nas imediações, não sendo encontrado o então autor das ameaças. Por fim, os militares orientaram a solicitante e confeccionaram o presente boletim de ocorrência.
Por volta das 15h45min, a guarnição da Polícia Militar, em rondas no Loteamento Parizotto visualizou uma motoneta HONDA/BIZ 125 ES transitando com a viseira levantada. Diante da irregularidade constatada, a PM realizou a abordagem, constatando que a motocicleta encontrava-se com o licenciamento atrasado. Assim, diante das irregularidades constatadas foram expedidas as autuações cabíveis, disponibilizado para que a condutora pagasse os débitos para evitar a medida administrativa. A condutora quitou os débitos, para que não fosse recolhida a motocicleta junto ao pátio do guincho credenciado, porém, foi recolhido o CRLV com prazo para apresentar no órgão de trânsito os recibos e documentos emitidos pelo órgão competente. Por fim, foi realizado o Levantamento Fotográfico e confeccionado o presente boletim de ocorrência.
Por volta das 16h, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência onde um andarilho estaria incomodando as funcionárias do CREAS. Chegando no local foi conversado com o as funcionárias, as quais relataram o ocorrido e em primeiro momento desejavam apenas que o autor dos fatos se retirasse do local. Após a guarnição conversar com o autor, que estava visivelmente embriagado, o mesmo se retirou do local. As vítimas representaram contra o autor, sendo assim, foi realizado o presente boletim de ocorrência.
Por volta das 16h30min, a guarnição, em rondas no Acesso Cidade Alta, se deparou com a motocicleta HONDA/CG 160 START causando grande ruído devido ao seu escapamento modificado. Realizada a abordagem próximo ao trevo de acesso a Vila Sete de Julho, foi constatado que o condutor da motocicleta HONDA/CG 160 START era habilitado. O mesmo relatou que coloca o escapamento alterado tipo turbal em sua motocicleta quando realiza viagens longas até Campos Novos. Assim, a guarnição recolheu o CRLV do veículo e estipulou uma data para apresentação do mesmo regularizado. Diante dos fatos, a guarnição realizou o levantamento fotográfico, as autuações cabíveis e finalizou a ocorrência.
Por volta das 18h, a guarnição da Polícia Militar, em rondas no Bairro São Cristóvão visualizou um veículo GM/CORSA WIND transitando com o carro rebaixado, diante da irregularidade foi realizada a abordagem. Além da irregularidade que motivou a abordagem, foi constatado um pneu liso e condutor com CNH vencida. Assim, foi dado prazo para regularização e liberado o veículo para condutor habilitado. Por fim, foi expedido os autos de infração de trânsito cabíveis, realizado o levantamento fotográfico e confeccionado o presente boletim de ocorrência.
Por volta das 19h, a PM, foi acionada para atender ocorrência de acidente de trânsito na Avenida XV de Novembro onde dois veículos colidiram. Se envolveram um FIAT/PALIO ESSENCE 1.6 e um VW/GOLF 1.6 SPORTLINE. O acidente aconteceu quando o VW/GOLF 1.6 SPORTLINE estava transitando pela avenida e colidiu na traseira do FIAT/PALIO ESSENCE 1.6 quando estava descendo em direção à avenida. Só houveram danos materiais e VW/GOLF 1.6 SPORTLINE foi removido ao pátio credenciado pois estava com o licenciamento atrasado e a condutora não conseguiu quitar os débitos. Foi realizado o levantamento fotográfico e encerrada a ocorrência.
E Por volta da meia noite desta terça-feira (7), a guarnição foi acionada para se deslocar até a Rua Esperança, no Parque Jardim Ouro. Ao chegar no local foi conversado com a solicitante, que informou sobre uma discussão com seu companheiro, evoluindo para agressões mútuas. Relatado também que a solicitante pegou uma faca e tentou agredir seu companheiro, porém o mesmo retirou a faca e nesse movimento causou lesão na mão. A guarnição conduziu os envolvidos para a delegacia de Polícia Civil de Joaçaba. O masculino possuía lesões nas costas, braço direito, lábios e abdômen. Diante das lesões, os envolvidos receberam atendimento médico no Hospital Nossa Senhora das Dores antes da condução para a delegacia. A faca utilizada para causar as lesões, foi localizada ainda com vestígios de sangue, sendo então apreendida. Vale ressaltar que a discussão e as agressões foram na presença da filha de 11 meses. Por fim, foi realizado o levantamento fotográfico, entregue aos envolvidos junto à autoridade competente na delegacia de polícia civil de Joaçaba e confeccionado o presente boletim de ocorrência.