Criada através da Resolução n.º 29, de 1º de fevereiro de 2023, a Escola de Legislativo de Capinzal tem por objetivo aproximar a sociedade e o parlamento por meio de ações pedagógicas para o fortalecimento e incentivo ao exercício da cidadania, bem como proporcionar meios para promover a capacitação e qualificação profissional dos agentes políticos, servidores públicos e da sociedade civil sobre diversos temas de interesse público.
A Advogada Bianca Almeida Fontana assume como Diretora da Escola do Legislativo. Bianca é Bacharel em Direito, formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC; Pós-graduada em Direito Processual Civil, possui experiência no serviço público, ocupou o cargo de Assessoria Jurídica nos anos consecutivos de 2017/2018 junto ao Poder Legislativo Municipal de Capinzal e em 2019/2020 no Poder Legislativo Municipal de Ouro.
Na função de Coordenador assume o Professor Israel Boniek, que é Doutor em Educação, Bacharel em Filosofia/UFSC; Pós-graduado em Psicanálise e em Neuroeducação e possui Mestrado em Teologia. Professor Israel é escritor e tem experiência nas áreas de educação e formação de professores, atuando em todo o Brasil como consultor.
Na primeira semana de trabalho, foi feito um planejamento de atividades para o ano de 2023, sendo que dentre as primeiras ações já estão previstos uma formação para os servidores públicos acerca da nova lei de licitações, que entra em vigor a partir de 1º de abril e uma parceria para trabalhar os temas de empreendedorismo, criatividade e projeto de vida com alunos do ensino médio.
Para o Presidente do Legislativo, vereador Jairo Luiz Hoffmann, a Escola trará importantes ações no processo de qualificação dos servidores e na oferta de serviços para toda a comunidade através de parcerias com as entidades, fomentando e trabalhando com temas importantes para o desenvolvimento de toda sociedade capinzalense.