Policiais Militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São José do Ouro, ao realizarem fiscalização embarcada no Lago da Barragem Machadinho, nesta sexta-feira (09/06), flagraram crime ambiental contra a flora, fauna e porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu na localidade da Capela Linha Tope, interior de Barracão-RS.
Os policiais visualizaram um acampamento às margens do rio Marmeleiro e quando se aproximaram um indivíduo empreendeu fuga posteriormente, sendo abordado.
Ao realizar diligências no local, foi encontrado uma carabina calibre .22 com silenciador e luneta, sem identificação e 7 munições intactas.
Conforme a Patram haviam mais 2 indivíduos no acampamento e uma barraca, e um quarto indivíduo estava portando uma carabina 5.5.
Com eles foram encontradas também 15 boia loucas, 03 facões, 02 facas, uma motosserra sem documentação que foi utilizada para corte de 4 arvores nativas proximas ao lago. Próximo ao acampamento foi localizado um bote de plastico que estava sendo utilizado para pesca.
Em vistoria no lago foram encontradas 14 redes de pesca algumas predatórias com malhas que variam de 25 mm a 300 mm totalizando 560 metros e 16 Kg de peixes da espécie cascudo, traíra, lambari, mandi entre outros que estavam mortos presos nas redes. Foram devolvidos 58 peixes a seu habitat natural. Foi lavrado Termo Apreensão e Fiel Depositário dos materiais mencionados.
Os indivíduos não apresentaram qualquer tipo de licença para as atividades mencionadas.
Um deles assumiu ser dono da arma e dos petrechos pesca sendo assim encaminhados para realizar exame de lesão corporal e depois até a delegacia de polícia de São José do Ouro para que sejam tomadas providencias cabíveis.