A Cooperativa de Crédito Uniprime Ouro emitiu uma nota de esclarecimento para abordar recentes incidentes de invasão cibernética que resultaram no roubo de fundos no valor de quase R$ 500 mil. A cooperativa tomou a iniciativa de esclarecer os acontecimentos para dissipar qualquer confusão e fornecer informações precisas sobre o incidente.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Uniprime Ouro – Cooperativa de Crédito de Ouro, diante de notícias e postagens ocorridas na rede mundial de computadores nos últimos dias sobre a invasão cibernética que desencadeou no furto dos valores de R$ 497.491,52 (quatrocentos e noventa e sete mil quatrocentos e noventa e um reais e cinquenta e dois centavos), em uma Instituição Financeira Cooperativa, vem a público prestar alguns esclarecimentos, afim de elucidar os fatos ocorridos.
Em 25 de maio de 2022, a anteriormente denominada Sulcredi Ouro, sofreu a invasão cibernética pela organização criminosa composta por elementos dos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Paraíba.
Inicialmente cumpre ressaltar que a dinâmica de invasão não se deu diretamente nas contas dos cooperados, mas sim, nos sistemas de informática de BackOffice, por meio do usuário de um de nossos colaboradores, e, através deste acesso a organização criminosa teve acesso a função de “reset” de senha do aplicativo ou internet banking dos clientes, utilizando a ferramenta do PIX para subtrair valores das contas de 11 (onze) cooperados.
Tão logo a Cooperativa percebeu a atividade criminosa que estava sendo empenhada em seu sistema, iniciou todas as tratativas administrativas dentre elas o estabelecimento uma nova rede virtual privada para isolamento de perímetro, ainda, foram criados relatos de infração e solicitação de devolução através dos sistemas geridos pelo Banco Central do Brasil.
Posteriormente as tratativas acima, a cooperativa estabeleceu contato direto com os cooperados atingidos pelo ataque, por meio de seu Presidente e Diretores, esclarecendo acerca dos fatos, bem como procedendo a devolução imediata dos valores subtraídos, tendo a cooperativa absorvido integralmente a perda ocorrida.
Em paralelo as atividades acima narradas iniciaram-se todos os contatos com a Delegacia Regional de Policia Civil da Comarca de Joaçaba, coordenada na época pelo delegado Dr. André Luis Cembranelli Barbeta, afim de que fossem apurados os envolvidos. Sendo que através dos endereços de IP’S, foi possível chegar à identificação dos quatro envolvidos diretos, bem como aos terceiros “laranjas” recebedores dos valores.
Com a identificação dos membros o delegado Dr. Gilmar Antonio Bonamigo coordenou o mandado de busca e apreensão e efetivou a prisão dos 4 (quatro) responsáveis diretos, finalizando assim a investigação.
Até o presente momento encontra-se iniciada a persecução penal, estando a cooperativa inteiramente confiante no restabelecimento dos valores subtraídos, ante a existência de bens em nome dos membros da organização criminosa e familiares, os quais, não condizem com atividades lícitas.
Por fim, considerando a necessidade de total sigilo durante a tramitação da investigação com intuito de não prejudica-la, a cooperativa manteve-se até o presente momento silente. Contudo, com a intenção de efetivamente prestar a devida transparência aos cooperados discorre sobre os fatos neste momento.
A Uniprime Ouro é extremamente grata a todo empenho desencadeado na investigação por parte da Policia Civil de Santa Catarina, que não mediu esforços para elucidar e identificar formas de reaver os valores subtraídos.
Ouro, 22 de agosto de 2023.
UNIPRIME OURO – COOPERATIVA DE CRÉDITO DE OURO