Na noite de terça-feira, dia 10, um casal foi vítima de agressões físicas e verbais na saída da Câmara de Vereadores de Rio da Antas, localizada na região do Meio-Oeste de Santa Catarina. O motivo seria cobranças a atual administração. As vítimas registraram um boletim de ocorrência junto à Polícia Militar.
De acordo com Ivonei Villwock, ele estava saindo da câmara de vereadores quando foi agredido por Gilberto Dias, esposo da diretora da cultura, com um soco pelas costas, seguido de socos contínuos. Outros indivíduos, identificados como o vice-prefeito Selmir Bodanese e Márcio da Silva, diretor de transporte e presidente do Lions Clube, também o agrediram fisicamente. Na delegacia, mais ameaças foram proferidas por Selmir e Gilberto, afirmando que “muito brevemente iriam dar fim à sua vida, com política ou sem política”. Além disso, Gilberto acusou o declarante de estuprar uma parente dele. A vítima representou contra os três agressores.
Marcia Jaqueline Balatka, relatou que, ao sair da câmara de vereadores, o vice-prefeito, a secretária de administração, Luciana Bodanese e outras pessoas não identificadas a insultaram com palavras de baixo calão. A mulher tentou intervir na briga, mas foi agredida com um soco de raspão no braço. A vítima representou contra o vice-prefeito Selmir e a secretária Luciana.
A motivação dos ataques foi em decorrência da criação de um grupo de WhatsApp com o propósito de cobrar melhorias para a cidade. Registros em vídeo documentaram as agressões. Segundo a vítima, o vice-prefeito ameaçou sua vida, aumentando o clima de medo e insegurança.
Notas
Diante desses lamentáveis incidentes, vários partidos políticos emitiram notas de repúdio contra as agressões. A executiva estadual do PSDB expressou preocupação e enfatizou que não compactua com nenhuma forma de violência, comprometendo-se a acompanhar as investigações. A nota foi assinada pelo presidente estadual, Deputado Marcos Vieira.
O Partido Liberal (PL) de Rio das Antas também se manifestou em nota, manifestando preocupação e enfatizando que as disputas político-partidárias devem ser tratadas dentro da legalidade e com respeito.
O Partido Progressista (PP) de Rio das Antas, por meio de sua executiva, destacou a importância da democracia, onde cada cidadão tem a liberdade de expressar sua opinião. Ressaltaram que o partido sempre buscou o crescimento da sociedade em harmonia e com respeito às diferenças.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Rio das Antas, por sua vez, repudiou veementemente as agressões contra seus militantes e enfatizou que possíveis ofensas devem ser resolvidas dentro dos limites da lei, nunca recorrendo à violência.
O espaço fica aberto para as partes envolvidas se manifestarem e para que as investigações prossigam no sentido de esclarecer os fatos e garantir a responsabilização dos agressores, respeitando os princípios democráticos e o estado de direito.