Na noite de segunda-feira, dia 25, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal, uma importante Moção de Aplauso foi apresentada em homenagem aos 74 anos da Escola de Educação Básica Mater Dolorum, em reconhecimento ao educandário que ao longo de várias décadas dedicam-se a educação das crianças da região, buscando o desenvolvimento intelectual e social dos alunos.
A moção foi de autoria do vereador Jairo Luiz Hofmann e subscrita pelos parlamentares Alexsandro Thomaz de Vargas, Almir João Gotardo, Dalva Luiza Dalcortivo, Gilmar Junior da Silveira, Enio José Paggi, Rafael Edgar Tonial, Tiago de Oliveira Luz e Valmor de Vargas.
Atualmente a escola Mater Dolorum conta com 567 alunos do Ensino Médio Regular e do Novo Ensino Médio, contando com o dedicado trabalho de 53 profissionais da educação.
Segunda a diretora da escola, Giana Martins, o Mater Dolorum tem uma história rica e significativa não apenas para Capinzal, mas para toda a região, sendo respeitada por seu legado na educação. Giana também expressou sua felicidade em continuar à frente da escola por mais um ano, antes de se aposentar, e ressaltou a importância da educação na transformação de vidas e na abertura de horizontes.
História
A história teve início em 1932, quando o Padre Matias Michelize adquiriu dois casarões de madeira para estabelecer o Grupo Escolar de Santa Catarina, que se tornaria a única escola pública na região. Fundado pelo Coronel Aristiliano Ramos e inaugurado em 1934, o Padre Matias foi o primeiro diretor e oferecia os quatro anos iniciais do primário, além de dois anos de curso complementar para a formação de professores.
Em 1949, o Grupo Escolar foi desativado e suas instalações foram adquiridas pelas Irmãs Servas Reparadoras, que gradualmente ampliaram as séries oferecidas. Em 1952, o curso ginasial foi introduzido, seguido pelo segundo grau algum tempo depois. Posteriormente, as instalações foram ampliadas, e a escola passou a ser conhecida como Colégio Mater Dolorum, uma referência à “Mãe das Dores” em latim, que é a protetora das Irmãs.
Para garantir a continuidade da educação proporcionada pela Mater Dolorum, em 1985, o Governo do Estado adquiriu o prédio, renomeando-o como Colégio Estadual Mater Dolorum. Em 2000, recebeu o nome atual, Escola de Educação Básica Mater Dolorum.
Esses anos foram marcados por um compromisso em construir uma instituição educacional sólida e de qualidade, além de contar com inúmeros colaboradores e alunos que passaram e se formaram neste colégio.