Na seção do dia 08/09, na última quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Capinzal recebeu as representantes da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis), Gesseli Holetz e Patrícia Neis, para falar sobre o trabalho da Associação.
Na oportunidade, Gesseli destacou alguns pontos sobre o autismo, assim como as atividades desenvolvidas pela Associação.
“No dia 08/09/2021 estivemos na Câmara de vereadores de Capinzal para falar um pouco do nosso trabalho. Hoje as estatísticas apontam que 1 em cada 68 crianças está dentro do Transtorno do Espectro Autista. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e afeta a forma com que a criança se relaciona com o mundo. Toda criança com autismo tem comprometimento, que varia de leve a grave, e afeta três áreas: comunicação, na interação e no comportamento, além de frequentemente apresentar dificuldades sensoriais. Nossa história teve início a partir de um grupo de Whatsapp, onde fazíamos eventos no dia 02 de abril, Dia mundial de conscientização do autismo, e foi em um desses encontros que surgiu a ideia de fundar uma associação em que as crianças e adolescentes com TEA fossem amparados e proporcionassem a eles maior independência, produtividade e socialização. Hoje estamos prestando atendimento a 36 crianças com laudo definido e temos 4 crianças em avaliação para fechar diagnóstico. Estes atendimentos são multidisciplinar com pedagogos, professor de música, fisioterapeuta, terapeuta Ocupacional, psicopedagogo e educador físico.
Nosso plano de trabalho para este ano de 2021 era prestar atendimento a 20 crianças/adolescentes, mas a demanda é muito grande, e sabemos da importância do atendimento para o desenvolvimento dos mesmos. As intervenções o quanto mais cedo é fator decisivo e pode reduzir as dificuldades de comunicação e melhorar o comportamento social, proporcionando assim qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com TEA e de seus familiares. Porém é fato que quanto mais crianças mais recursos são necessários para contratação de profissionais. Os recursos que vem do convênio, através das três prefeituras, Capinzal, Ouro e Lacerdópolis são destinados para pagar os profissionais contratados. Por isso nossas promoções, para comprar matérias pedagógicos, de higiene, alimentação entre outras despesas. Pedimos então para 2022 o apoio de todos os vereadores para que possamos atender todas as crianças. Estamos com projeto para a construção de um novo espaço, com infraestrutura adequada e todos os atendimentos necessários. Em reunião com o prefeito de Capinzal Nilvo Dorini, a prefeitura de capinzal vai disponibilizar um terreno para nossa associação, com cessão de uso para construção da nossa sede. O município vai fazer a obra com ajuda do governo do estado através de emendas parlamentares.”