Na tarde chuvosa desta quarta-feira, dia 14, ocorreu mais um simulado de uma das guarnições de plantão do Corpo de Bombeiros de Capinzal.
Por volta das 13h, os plantonistas se deslocaram em direção a Ponte do Rio do Peixe, no Contorno Viário, em Capinzal, para atendimento de resgate de pessoa que havia caído da ponte.
O cenário da ocorrência exigia que o acesso dos socorristas até a vítima fosse feito com o uso de cordas e prática do rapel.
A guarnição utilizou vários equipamentos e utensílios para a remoção da vítima.
O repórter da Rádio Nativa FM 98,7, Álvaro José, esteve acompanhado o treinamento e inclusive participou, sendo a vítima socorrida. Ele foi colocado em maca rígida e puxado por cordas através do sistema de redução de força. Um bombeiro foi elevado junto com o repórter afim de prestar todo o apoio fazendo com que a cena se tornasse a mais real possível.
Ao todo oito bombeiros estiveram empenhados na ocorrência, incluindo socorristas do administrativo. O caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), uma ambulância de Auto Socorro de Urgência (ASU), uma camionete e um automóvel também foram utilizados no treinamento. Dois socorristas estiveram fazendo o controle do trânsito.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Robson Fermiano, os simulados surpresas servem para avaliar o desempenho da corporação, desde o deslocamento bem como a atuação da equipe durante o atendimento e o manuseio dos equipamentos.
Robson explica que o salvamento em altura é uma ocorrência incomum, mas que deve ser feita pelo Corpo de Bombeiros, por isso devem estar aptos para passar esta segurança a comunidade.