BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que o PP virou uma “possibilidade de filiação”. O presidente da legenda é o senador Ciro Nogueira (PI), que aceitou o convite de Bolsonaro para ser ministro da Casa Civil.
Bolsonaro, que está sem legenda desde o final de 2019, admitiu que está sendo “quase impossível” encontrar uma sigla onde possa ter o “domínio”.
— Tentei e estou tentando um partido que eu possa chamar de meu e possa, realmente, se for disputar a Presidência, ter o domínio do partido. Está difícil, quase impossível. Então, o PP passa a ser uma possibilidade de filiação nossa — disse o presidente, em entrevista à Rádio Grande FM, do Mato Grosso do Sul.
Bolsonaro acrescentou que “melhor opção” seria poder concorrer como candidato independente, sem estar filiado a um partido, mas ressaltou que isso não é permitido no Brasil.
O presidente afirmou também que é “obrigado” a se aproximar do Centrão para manter a governabilidade:
A minha aproximação com partidos de centro é pela governabilidade. Sou obrigado a fazer isso aí. Como disse lá atrás, se alguém tem alguma bronca contra qualquer parlamentar, não se esqueça que foram vocês que colocaram eles aqui dentro.
Sem legenda, o presidente demonstrou interesse em se filiar a uma sigla menor, como o Patriota, onde não há consenso para receber o chefe do Executivo.
Os principais aliados de Bolsonaro, porém, sempre defenderam que ele buscasse um partido estruturado e com musculatura para fazer frente a um duelo com o PT nas próximas eleições. A tese, no entanto, não é unanime dentro da legenda, embora integrantes do PP garantam que estarão com Bolsonaro em 2022.
Fonte: O Globo