Mais de 2 milhões de registros de clientes de bancos que tinham dívidas bancárias de até R$ 100 foram desnegativados nos últimos cinco dias, a partir do Programa Desenrola Brasil. O montante de renegociação somou cerca de R$ 500 milhões em volume financeiro em mais de 150 mil contratos de dívidas. Os dados foram divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os clientes poderão aderir ao programa até o dia 31 de dezembro.
“Os números reforçam o compromisso dos bancos brasileiros com o sucesso do programa Desenrola Brasil”, apontou a entidade, em nota. A Febraban, no documento, salientou que cada banco tem uma estratégia de negócio e, por isso, adota políticas próprias para adesão ao programa.
“As condições para renegociação das dívidas, nessa etapa, serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira, que aderir ao programa, defini-la”, explicou a entidade.
A Febraban ratificou que apoia o programa idealizado pelo governo federal para “reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia”.
No município de Capinzal, o diretor do Procon, Hyago Padilha, informou que o órgão tem realizado diariamente a atividade de renegociação de dívidas, mesmo com o lançamento dos programas de renegociação pelo Governo Federal. Segundo Padilha, todos os dias, o órgão recebe consumidores que desejam renegociar suas dívidas, e para isso, são abertos procedimentos para notificar os bancos e empresas sobre o interesse do consumidor em conhecer as opções de renegociação.
É importante ressaltar que, mesmo durante o período em que o programa do Governo Federal estiver em vigor, o Procon continuará atendendo outros casos relacionados a serviços de telefonia, golpes de empréstimos e problemas com produtos em garantia, como já é habitual.
Padilha destacou que o programa do Governo Federal permite que o próprio consumidor entre em contato com as instituições financeiras e empresas para ter acesso às informações sobre suas dívidas e buscar a renegociação da melhor forma possível. No entanto, caso o consumidor encontre dificuldades para entrar em contato com essas instituições, o Procon está disponível para auxiliá-lo, abrindo um procedimento e notificando as partes envolvidas.
Com essa postura ativa, o Procon de Capinzal busca garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que eles tenham a possibilidade de renegociar suas dívidas de forma justa e acessível. A população pode contar com o órgão para solucionar questões relacionadas a relações de consumo e receber o suporte necessário para garantir seus direitos financeiros.