Na manhã desta terça-feira (26), a Associação de Moradores “Unidos Somos Mais”, do Loteamento Recanto dos Pássaros, protocolou um importante ofício direcionado à prefeitura de Capinzal. O documento, assinado por Diego Rafael Ramos, Vice-Presidente da associação, e Elton Rodrigo Helt, Tesoureiro, aborda diversas demandas que visam a melhoria e o desenvolvimento da localidade.
Com mais de 200 famílias residentes e aproximadamente 1.300 terrenos, todos devidamente registrados e contribuintes dos impostos municipais, o loteamento apresenta uma necessidade latente por melhorias para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Principais demandas apresentadas no ofício:
Asfalto para vias principais: Conscientes do alto investimento necessário para asfaltar todo o loteamento, a associação solicita, ao menos, o asfaltamento de duas das principais estradas do bairro: Avenida Norma Rambo Wagner, que é rota do transporte coletivo municipal e de transportes da BRF, além de ligar dois trechos já asfaltados; e Rua Pica Pau, uma via com grande número de habitantes e que atravessa todo o bairro. Caso a viabilidade dessas ruas seja inviável, sugerem a possibilidade de asfaltar a Rua Tuiuiú, que também conecta duas áreas já asfaltadas.
Melhorias no trevo de acesso: Em função da proximidade do loteamento com a Rodovia SC 467, acidentes têm sido recorrentes no trevo de entrada do bairro. A associação solicita a instalação de lombadas próximas ao trevo, melhor iluminação com a adição de postes de luz e pintura no asfalto para sinalização de conversão/entrada. Essas medidas são fundamentais para reduzir a velocidade dos veículos que adentram no loteamento e garantir maior segurança para pedestres e motoristas.
Centro Multiuso: O loteamento atualmente não conta com um espaço de convivência para os moradores, o que dificulta a realização de eventos e festividades. A associação pede o apoio da prefeitura na elaboração de um projeto a ser encaminhado à AMMOC (Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense) para a implantação de um Centro Multiuso/Ginásio no bairro, que servirá como espaço para atividades culturais e eventos comunitários.
Substituição de lâmpadas queimadas: A iluminação pública é uma questão de segurança para o bairro. A associação tem solicitado reiteradamente às autoridades responsáveis, incluindo a empresa prestadora de serviços, a substituição das lâmpadas queimadas em várias ruas do loteamento. A ação é urgente para garantir maior segurança aos moradores durante a noite.
Coleta de lixo: Outra questão relevante é a coleta de lixo. A associação relata que a empresa responsável não tem cumprido regularmente o serviço, deixando de passar nos dias corretos para a execução da coleta. Essa situação precisa ser resolvida para evitar o acúmulo de lixo e a consequente proliferação de problemas ambientais e de saúde pública.
Confira alguns dos acidentes já registrados nas imediações:
Bombeiros atendem acidente entre furgão e caminhão em Capinzal
Colisão entre veículos deixa uma pessoa ferida na SC 467 em Capinzal