Passados 15 dias de um acidente com um ônibus escolar na Rua Achilles D’agnoluzzo, em Capinzal, a via segue sem manutenção e sem sinalização. A comunidade e os usuários estão revoltados com a situação.
No dia 26 de maio, por volta das 17h30min, o coletivo foi subir a referida rua e acabou entalado ao tentar acesso à avenida principal. Por sorte, nenhum dos ocupantes (a maioria crianças) ficou ferido.
A rua compreende as obras do programa Avançar Cidades – trecho BRF/UNOESC -, que iniciaram em abril de 2021 e conforme o contrato deveria ser entregue em até dois anos.
Alguns trabalhos paliativos como a distribuição de alguns pedriscos e a utilização de máquinas foram feitos, mas pouco adiantou. A exemplo do dia 10 de maio, em que foi realizado o último serviço, no final da noite os buracos já começavam a se formar novamente. Hoje, a cratera toma conta de praticamente todo o acesso e chega a uma profundidade de quase 30 centímetros.
Se não bastasse somente os danos nos veículos, inúmeras vezes se vê pedestres resvalando e ficando feridos.
O prefeito Nilvo Dorini falou no final do ano passado que o projeto contempla toda a mudança da rede elétrica e a instalação de uma rótula em frente a universidade.
No decorrer dos meses outros desdobramentos e imprevistos vieram a acontecer. Um deles foi de que a rede elétrica e a instalação dos postes com as lâmpadas não irão dar a devida visibilidade, sendo então anunciado que melhorias no projeto precisariam ser feitas.
Outra situação preocupante é a falta de sinalização no trecho, pois vários veículos trafegam em alta velocidade colocando em risco a vida de muitas pessoas.
A comunidade clama para que medidas urgentes sejam tomadas e que a obra se conclua o mais rápido possível.