Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Felisberto Vilarino Dutra estão desenvolvendo o projeto “IDEIAS SUSTENTÁVEIS”. O projeto integra o programa “A União Faz a Vida” que deriva de uma parceria entre o município de Ouro e a Cooperativa de Crédito SICREDI. Estão à frente deste planejamento a Professora Fabiana Karvaski, as auxiliares Rafaela Rodrigues e Letícia Luiza Mathias, a coordenação pedagógica e a direção escolar.
O plano tem por objetivo implementar práticas cotidianas que visam contribuir e desenvolver os ambientes em que vivemos e compartilhamos. Os objetivos fundamentais baseiam-se em zelar preponderantemente pelos locais em que os alunos permanecem no ambiente de convívio, ou seja, sua própria casa, sua vizinhança e seu bairro, deixando os locais em que vivem e convivem mais limpos, organizados e já com um foco na conscientização ambiental, social e familiar.
Como elementos de trabalho, os alunos desenvolveram ações em seus próprios lares, iniciando pela organização dos ambientes internos de suas casas deixando tudo limpo e organizado. Foi dado ênfase também no cuidado aos espaços externos de seus lares efetuando a coleta seletiva de materiais jogados no meio ambiente e a limpeza/organização da propriedade.
Na escola, os alunos elaboraram uma composteira para o acondicionamento dos resíduos orgânicos gerados na cozinha e que posteriormente servem de adubo para a própria horta do educandário. Nos estabelecimentos comerciais próximos foram disseminadas algumas ideias para a utilização de alguns produtos considerados ecologicamente corretos como: sacolas biodegradáveis, sacos de papel, embalagens retornáveis de TNT ou tecido.
Neste projeto foram levantadas ainda algumas recomendações a nível municipal como a elaboração de um “Eco Ponto” para materiais recicláveis (parceria público/privado), um “Ponto Pet” para receber garrafas pet e a sugestão de adesivar os transportes escolares com desenhos feitos pelos alunos para conscientização dos munícipes para cuidar do meio ambiente e do paisagismo do município.
Em suma, a ação visa a melhoria dos espaços onde vivemos e também o permanente cuidado com o meio ambiente, pois percebe-se um aumento substancial de materiais descartados em locais incorretos e uma grande quantia de itens com potencial de reciclagem não tendo a destinação correta. Outro foco preponderante é orientar, instigar e mostrar aos nossos jovens alunos que a soma intermitente de pequenas ações pode efetivamente melhorar o ambiente em que estão inseridos e ensinar que quando se “coloca a mão na massa” o resultado é obtido de maneira simples e gradual.
“Não podemos mudar o PLANETA TODO, mas podemos mudar o NOSSO MUNDO.”
Por Prof. Fabiana Karvaski