Duas alunas da Escola de Educação Básica Mater Dolorum foram selecionadas para participarem do Programa Futuras Cientistas 2023. O curso é desenvolvido em todo o Brasil e, no caso de Santa Catarina é realizado através da UFSC, onde na oportunidade apenas 5 alunas farão parte.
Thifani Bruna de Lima e Vitoria Aparecida Recalcatti, tem 16 anos e estão no segundo ano do Ensino Médio. Elas se destacam pela dedicação aos estudos e pelas excelentes notas. As alunas demonstraram interesse no projeto, seguiram as instruções e cumpriram com os requisitos solicitados, conquistando a sonhada vaga.
O objetivo principal do programa é abrir as portas para meninas nas áreas das ciências. O programa Futuras Cientistas é divido em módulos, sendo que o primeiro deles inicia durante as férias escolares e será de forma online. As outras etapas iniciam no dia 9 de janeiro e se estendem até o dia 27, na sede de universidade, em Florianópolis.
As participantes terão acesso direto a laboratórios de pesquisa e irão conhecer de perto o cotidiano e a rotina dos profissionais cientistas.
Conforme a professora de química Karine Bürgel Facin, o curso vai trabalhar sobre a combustão do hidrogênio, podendo ser o combustível do futuro. O curso trará muitos aprimoramentos e experiências as alunas, além de ser essencial para o ingresso na área profissional.
Emocionada, a educadora falou que “todo o esforço hoje, está sendo de não deixar elas desistirem. Isso é um sonho e vai abrir muitas portas depois da conclusão do curso”.
Thifani Bruna de Lima, comenta que o seu objetivo é na área da ciência aplicada, onde busca combater alguns problemas na sociedade. Já a aluna, Vitoria Aparecida Recalcatti, relata ter um amor imenso por química, física e ciências. O seu sonho é cursas Engenharia Aeroespacial.
Despesas
As alunas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 483,00, dividas em duas parcelas, mas segundo um levantamento feito pela própria escola o valor não sana todas as despesas.
Vários professores e a própria direção da escola está buscando recursos junto a empresas e parceiros para que consigam levantar dinheiro suficiente para alimentação, deslocamento e hospedagem das alunas.