Foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 23, na sede de Prefeitura Municipal de Capinzal, uma reunião para iniciar as tratativas da implantação do Projeto Rondon do Núcleo Extensionista Rondon da NER/UDESC.
O encontro reuniu o professor da UDESC, Luiz Felipe Goldfeder Reinecke; a vice-prefeita, Noemia Maria Bonamigo Pizzamiglio; a Secretária da Assistência Social, Samara Leorato; e a Secretária de Desenvolvimento Social, Denise Costenaro.
Desde 2010, o Projeto Rondon proporciona o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas e locais de Santa Catarina, e tem como grande objetivo possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social, no âmbito regional e nacional.
As ações de extensão do projeto são chamadas de operações e são realizadas em 11 dias, sendo o primeiro para ambientação, o segundo para abertura das atividades e o último para o encerramento.
Alguns exemplos de tópicos que poderão ser abordados, são: artesanato, revitalizações de praças, alimentação saudável, culinária, primeiros socorros, formação e capacitação de lideranças e gestores comunitários, atividades físicas, artes e musicalidade, produção de textos, saúde da mulher, mídias sociais, entre outros.
O projeto será de 02 a 12 de agosto, e durante estes 11 dias serão desenvolvidas diversas ações e atividades para toda a comunidade.
As oficinas serão gratuitas e abrangerão as mais diversas áreas acadêmicas e faixas etárias. Além disso, as mesmas acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite, na intenção de que todos possam estar presentes e aproveitar a oportunidade para obter mais conhecimento.
Os locais das atividades e inscrições serão divulgados assim que forem definidos.