O governador e a vice-governadora eleitos por Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e Marilisa Boehm (PL), vão tomar posse neste domingo (1º) em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado (Alesc), em Florianópolis. A solenidade começa a partir das 18h e haverá transmissão ao vivo pela TV da Alesc.
Mello venceu a eleição no segundo turno, que disputou com Décio Lima (PT). Nascido em Ibicaré, no Oeste catarinense, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Ele e Boehm foram diplomados em 19 de dezembro.
Jorginho Mello será o 36º governador de Santa Catarina no período republicano. Já Marilisa Boehm será a segunda mulher a ocupar o cargo de vice-governadora. O mandato dos dois irá até 31 de dezembro de 2026.
Dar posse a governadores e vice-governadores eleitos é competência da Assembleia Legislativa, conforme a Constituição Estadual. A sessão solene será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB). Mello e Boehm assinarão o termo de posse e farão o juramento previsto no artigo 65 da Constituição.