Rádio Nativa FM 98,7
domingo, 19 abril, 2026
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda
No Result
View All Result
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda
No Result
View All Result
Rádio Nativa FM 98,7
No Result
View All Result
  • Clique aqui para saber mais!

Comércio em SC cresce 5,7% puxado pela venda de eletrodomésticos e veículos

Cleber Luiz por Cleber Luiz
16 de novembro de 2024 - 10:48
em Economia
Foto: Ricardo Trida/Secom

Foto: Ricardo Trida/Secom


O comércio de Santa Catarina está vendendo mais, especialmente bens duráveis como eletrodomésticos e produtos do mercado automotivo. Segundo dados do IBGE, divulgados recentemente, o comércio varejista ampliado catarinense cresceu 5,7% em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Já no acumulado de 2024 a elevação é ainda maior, de 7,5%. Ambos os percentuais ficaram acima da média nacional, de 3,9% em setembro e de 4,5% no acumulado do ano.

O crescimento de 7,5% no comércio varejista ampliado catarinense em 2024 é puxado pela venda de  veículos, motocicletas, partes e peças, com elevação de 19,3%, e pela comercialização de eletrodomésticos, com alta de 15,1%. Artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (+12,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (+8%) e equipamentos para escritório, informática e comunicação (+7,5%) também tiveram bom desempenho.

“Santa Catarina tem a menor taxa de desocupação do país. O estado gerou 130 mil empregos formais em 2024. Isso dá confiança pra população ir pras ruas e comprar. Garantir a geladeira, a máquina de lavar roupa e até carro estão conseguindo comprar. Temos trabalhado para que a geração geração de emprego e renda não pare no estado”, destacou o governador Jorginho Mello.

Apesar do crescimento na maioria dos segmentos do comércio, alguns subsetores oscilaram negativamente no acumulado do ano, entre janeiro e setembro. É o caso dos materiais de construção (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-5,3%).

Santa Catarina acima da média nacional

Enquanto o comércio varejista ampliado no Brasil cresceu 4,5% em 2024, entre janeiro e setembro, o setor em Santa Catarina registrou alta de 7,5%. O percentual catarinense ficou acima de estados como Rio de Janeiro (+1,6%), Minas Gerais (+2%), São Paulo (+2,5%) e Paraná (+7,2%). No entanto, Santa Catarina ocupa a 10ª colocação no ranking nacional, atrás principalmente de estados menos populosos.

“Santa Catarina vem de uma base de comparação alta em 2023. Portanto, este crescimento de 7,5% é muito expressivo e ilustra o bom momento que a economia catarinense vive. Além disso, esse otimismo garante uma maior disposição para o investimento e a criação de novos negócios”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Fonte: Secom
Tags: comercioeconomiavendas

Leia Também

Cotações Agrícolas

Mercado financeiro: Confira as cotações do dia

18 de abril de 2026 - 05:21
Comércio de Santa Catarina cresce 3,4% no primeiro bimestre

Comércio de Santa Catarina cresce 3,4% no primeiro bimestre

16 de abril de 2026 - 09:11
Caixa inicia pagamento do Abono Salarial 2026 na próxima segunda-feira

Abono salarial PIS/Pasep 2026 terá novo pagamento na quarta-feira (15)

14 de abril de 2026 - 16:09
CDL Capinzal realiza nesta terça-feira (07) sorteio da Campanha de Páscoa

CDL Capinzal realiza nesta terça-feira (07) sorteio da Campanha de Páscoa

6 de abril de 2026 - 10:47
lateral 3

No HTML5 audio playback capabilities for this browser. Use Chrome Browser!

No Result
View All Result
  • Iní­cio
  • Equipe
  • Programação
  • Promoções
  • Falecimentos
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Agenda

© 2024 Copyright Rádio Nativa FM 98,7

Scroll Up
Receba as notícias