No último sábado, dia 29, o município de Ouro realizou a 38ª edição da Festa do Colono no Centro de Eventos Sidnei Paulo Facin, na Linha Caravaggio. O evento contou com diversas atrações, promovendo a celebração da cultura, história e tradição da região.
Desde as primeiras horas da manhã, a Rádio Nativa FM 98,7 e o Portal No Vale Notícias estiveram transmitindo pelo rádio todos os momentos especiais dessa festividade. A cobertura permitiu que moradores, visitantes e ouvintes pudessem acompanhar cada detalhe dessa festa única.
O início das comemorações já foi marcado com 21° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento iniciou com café, recepção e credenciamento dos participantes, em seguida ocorreu a palestra ministrada pela Ivanda Masson, Pedagoga Extensionista Social da Epagri Florianópolis e Mestre em extensão rural com foco em juventude e extensão rural, com o tema “Sucessão Familiar – a importância da formação e preparo dos jovens e dos pais para atuação no meio rural”. E por fim aconteceu a segunda palestra proferido pelo Valdemar Carodoso, abordando o tema da segurança do agricultor no trabalho em propriedades rurais.
Na sexta-feira, dia 28, ocorreu o tradicional Café Colonial, que atraiu a presença de centenas de pessoas. Com mais de 800 ingressos vendidos, os participantes puderam desfrutar de uma deliciosa variedade de quitutes, distribuídos em mais de 35 pratos típicos da região.
O dia principal do evento, no sábado, foi marcado pelo Show Cultural, que contou com cinco apresentações da Oficina de Voz da secretaria de cultura do município de Ouro, ministrada pelos professores Roberto Kleinschmidtt e Marcieli Muller, que fizeram o acompanhamento dos alunos participantes. Durante o show aconteceram mais nove apresentações musicais. Os talentos locais tiveram a oportunidade de mostrar seu potencial no palco, que foi apresentado pelo comunicador Nilson Rosa.
A tarde contou com uma gincana, que em forma de competição resgatou algumas atividades do homem do campo.
O diretor de Cultura do município, Laudemir Reck, avaliou o evento em seu aspecto cultural. Segundo ele, a gincana e o show cultural resgataram a tradição da Festa do Colono com a presença em massa de um grande público.
A tradição religiosa também esteve presente na Festa do Colono. Houve a realização da benção do Frei Ivo Lazzarotto e do Pastor Gercino Prates da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do município de Ouro. Foram momentos de reflexão e espiritualidade que emocionou os presentes, e manteve viva a crença e religiosidades de todos e invocou a proteção divina para o evento e seus participantes.
O espaço da festa também se transformou em um grande ponto de comercialização, com mais de 80 stands exibindo e vendendo seus produtos. A diversidade de itens apresentados refletiu a riqueza da produção local e possibilitou que os visitantes apreciassem o que a região tem de melhor a oferecer.
Ao meio-dia foi servido um delicioso almoço a base de churrasco de gado e suíno, além de outros acompanhamentos. Foram comercializados aproximadamente 1.400 quilos de carne. Essa marca superou as expectativas dos organizadores, demonstrando o sucesso do evento. A organização do churrasco e da bebida ficou a cargo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro.
O coordenador da Comissão Organizadora da 38ª Festa do Colono, Reonaldo Calgaroto, expressou sua felicidade com a realização do evento. Ele mencionou que o grande número de expositores reafirma o potencial que o município de Ouro tem, principalmente na agricultura. Reonaldo destacou que o balanço, bem como a avaliação e futuras melhorias serão discutidas ao longo da semana.
Dando seguimento e garantindo a diversão durante toda a tarde, houve um matinê com Jucéli Borsoi e Grupo, que animou o público presente com música e dança.
A Rádio Nativa FM 98,7 e o Portal No Vale Notícias levaram a festa a todos os cantos da cidade, pelo rádio e pelas redes sociais. Além da transmissão ao vivo, a Rádio realizou sorteios de vários brindes durante o dia, proporcionando ainda mais entusiasmo aos participantes.
O prefeito Claudir Duarte comemorou o sucesso da festa com a realização do Fórum de Sustentabilidade Rural, Café Colonial e a presença de mais de 80 expositores. O gestor fez os devidos agradecimentos e adiantou que a Festa do Colono deverá ser ampliada para dois dias na sua próxima edição.
A 38ª Festa do Colono em Ouro foi um sucesso retumbante, reunindo a comunidade e visitantes em um evento que celebrou com orgulho a cultura, a história e a tradição dessa região tão rica e acolhedora. Com o empenho de todos os envolvidos, a festa se consolida como um importante momento econômico, bem como de confraternização e valorização do patrimônio cultural local.