A sessão da Câmara de Vereadores de Capinzal, realizada na noite desta terça-feira (28), foi marcada pela aprovação de uma Moção de Aplauso à Escola Municipal Viver e Conhecer. O educandário completou no último dia 1° de março 37 anos de história.
O presidente do Legislativo, Vereador Jairo Luiz Hoffmann (PP) destacou que a moção é uma forma de reconhecimento dos parlamentares por todo o trabalho prestado na formação dos alunos. Jairo parabenizou a instituição e argumentou que ela é modelo em educação.
Para receber a moção, estiveram presentes Josimara Poggere, responsável por auxiliar na coordenação e também professora de tecnologias; Clair Terezinha dos Santos, presidente da Associação de Pais e Professores (APP); Wilzieline Sobral da Costa, coordenadora da Educação Infantil; e Jocinéia Lukacviz, coordenadora de 1° ao 5 ano.
Jocinéia esteve representando a diretora Viviane Sitniewski, que por motivos de saúde não pode se fazer presente. Ela agradeceu a valorização e o reconhecimento dos vereadores.
A Escola Municipal Viver e Conhecer tem uma história linda, marcada de lutas e de compromisso com a educação para o povo capinzalense.
Tudo começou com um pedido de um grupo de pais ao prefeito Celso Farina. Assim em 1986, nas dependências do Colégio Mater Dolórum, a escola iniciou com três turmas – 2 de pré-escolar e 1 de alfabetização. No ano seguinte, tornou-se Grupo Escolar Viver e Conhecer atendendo até a 4ª série do Ensino Fundamental. O nome da escola foi criado pelo aluno Tibério Zortéa.
Em 1989, a escola já tinha mais turmas e precisou de mais espaço. Por isso, ela passou a funcionar no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. E foi em 1991 que o prefeito Irineu Maestri comprou o terreno para que essa instituição tivesse sede própria. No ano de 1996, a escola ganhou novas instalações, prédio próprio, majestoso. A inauguração aconteceu na gestão do prefeito Hilton Pedro Paggi. Ela foi crescendo buscando atender às necessidades da comunidade. Assim, no ano de 1998, Viver e Conhecer começou com outro ciclo: 5ª a 8ª série.
Para ter uma qualidade maior nas aulas de Educação Física, novos objetivos surgiram e foi no ano de 2007 que o ginásio foi inaugurado. Em todos esses anos, a Escola Municipal Viver e Conhecer teve e tem como missão proporcionar educação de qualidade contemplando o desenvolvimento integral do educando para o exercício da cidadania.
Para isso, no decorrer desses 37 anos, lindos projetos e promoções surgiram. Entre eles, pode-se citar: Show Cultural, Café Colonial, Grupo de Dança, Grêmio Estudantil Monteiro Lobato, Programa 5s, Projeto A escola te acolhe, Passeio Ciclístico, Festival de atletismo, Média 8, Feira Científica Interdisciplinar e Mostra de Trabalhos, Programa “Parada Obrigatória”, Festival da Canção, Grupo teatral “Camaleão”, Campanha Viver Bem, Criança em festa, Leitor nota Dez, Interanos, Feira Literária com presença de autores na escola, Grupo Ambiental COMVIDA, Campanha Reciclar, Visitas Educativas, Dia da Criança, Dia do Estudante, Festa Junina, Despertar com Arte, Projeto Ler é Viver.
Hoje pode-se dizer que com a dedicação e o trabalho de professores, funcionários e alunos juntamente com o apoio e a confiança das famílias, a escola alcançou muitas conquistas e títulos. Para marcar o 37º aniversário da escola, a equipe gestora e funcionários organizaram um momento para homenagear o primeiro funcionário de cada setor e, ao mesmo tempo, conscientizar os alunos sobre a importância de valorizar o passado, e ver que tudo começou e teve sequência com pessoas que sabem o valor da educação.
Os seguintes funcionários foram homenageados:
1ª professora – Veranice Maria Lovatel e Jociane Morosini
1ª Coordenadora Pedagógica – Ieda Gramázzio
1ª bibliotecária – Mafalda Contesoto
1ª secretária: Mariléia Spolti – (in memorian)
1ª merendeira – Laurinda Pellegrini
1ª agente de serviços gerais – Hondina da Silva Azevedo
1º zelador – Nelson Nordt
1ª diretora – Irmã Ignês Gambim
Hoje, com 766 alunos e 76 funcionários ativos, o Colégio é uma referência para o município de Capinzal.