O Núcleo dos Apicultores da ACIRP encerra o ano de 2025 celebrando um ciclo de avanços significativos, marcado pelo fortalecimento da organização interna, pela união e desenvolvimento dos nucleados e pela ampliação de sua atuação junto à comunidade. Ao longo do ano, reuniões mensais, conduzidas a partir de um planejamento estratégico consistente, orientaram as decisões e os alinhamentos do grupo. Além disso, foram desenvolvidas também pelos nucleados, algumas ações práticas para manutenção e melhorias na Casa do Mel.
Importante mencionar, que durante os encontros, vem se discutindo muito sobre a importância do serviço ecossistêmico de polinização realizado pelas abelhas, sendo este serviço fundamental para a produção de alimentos. Para se ter dimensão desse impacto, estima-se que a cada 1 kg de mel produzido pelos apicultores, cerca de 70 kg de alimentos sejam gerados indiretamente graças à polinização. Esse dado reforça a relevância da apicultura para a alimentação e sustentabilidade no mundo.
No primeiro semestre, um dos principais marcos ocorreu em maio de 2025, com a visita de representantes do Sebrae/SC, que apresentaram um projeto voltado ao desenvolvimento técnico, ao associativismo e à identificação de novas oportunidades de mercado para os apicultores, contribuindo para a visão de futuro do núcleo.
Já em 14 de junho de 2025, o Núcleo participou da 4ª Ação RBVERDE, em Capinzal, levando informação e conscientização ambiental ao público. A presença do núcleo destacou o papel das abelhas na preservação dos ecossistemas, por meio de uma exposição educativa com abelhas sem ferrão, produtos apícolas e equipamentos de manejo.
A divulgação da apicultura também esteve presente na 40ª Festa do Colono de Ouro, durante a participação do núcleo no dia 26 de julho de 2025, quando o mesmo integrou o estande da ACIRP. A ação despertou o interesse do público ao evidenciar a relevância da atividade para a preservação ambiental e desenvolvimento econômico, aproximando os visitantes do universo das abelhas e de seu papel essencial para a sustentabilidade.
Em agosto de 2025, o núcleo intensificou suas ações educativas e de capacitação. No dia 13 de agosto, promoveu uma atividade de educação ambiental no CMEI Conquistando Meu Espaço, envolvendo cerca de 60 alunos em uma vivência lúdica sobre o universo das abelhas. Já em 18 de agosto, durante a reunião mensal, o grupo participou da Ação do Mês dos Núcleos do Programa Empreender SC, com uma palestra técnica de atualização sobre genética de rainhas.
Em 16 de setembro de 2025, o núcleo realizou a entrega de duas caixas de abelhas sem ferrão ao CMEI Conquistando Meu Espaço, dentro do projeto “Abelhas: Reino das Flores”. A iniciativa proporciona às crianças o contato direto com as abelhas, reforçando desde cedo valores de preservação ambiental e respeito à natureza.
Com uma atuação pautada na organização, no conhecimento técnico e na educação ambiental, o Núcleo dos Apicultores da ACIRP encerra 2025 com o sentimento de dever cumprido. O Núcleo agradece, de forma especial, a todos os nucleados pelo comprometimento e participação ao longo do ano e a ACIRP e projeta 2026 como um ano de ainda mais desenvolvimento, parcerias e ações em prol da apicultura e da sustentabilidade, com um planejamento já pronto.

















