Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de outubro de 2025, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação “Hora do Show”, com o objetivo de cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Concórdia.
A ação foi realizada em apoio a um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atribuição regional na área da moralidade administrativa. O foco da operação é a coleta de provas relacionadas a uma suposta fraude em processo licitatório promovido pelo Município de Bom Jesus (SC), envolvendo empresas do setor de organização de shows, feiras e eventos municipais.
Os mandados estão sendo cumpridos em residências e sedes empresariais localizadas nas cidades de Chapecó, Monte Carlo e Campos Novos, por equipes do GAECO de Santa Catarina. As investigações tramitam sob sigilo e, segundo o Ministério Público, novas informações serão divulgadas assim que houver a publicidade dos autos.
O nome “Hora do Show” foi escolhido em referência ao objeto da licitação investigada — a contratação de uma empresa para a realização e divulgação de shows artísticos em comemoração ao aniversário do município. De acordo com o MP, o certame teria servido de fachada para práticas ilícitas, por meio da interligação oculta entre sócios de empresas do ramo de eventos, com o objetivo de desviar recursos públicos.
Assim, a denominação da operação simboliza não apenas a festa que seria oferecida à população, mas também o momento de expor e coibir esquemas fraudulentos que se valem da aparência de legalidade para beneficiar grupos específicos.
O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta por integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua atuação tem como objetivo a identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas em todo o estado.