A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Zortéa registrou uma boa procura da população durante o “Dia D” de vacinação contra a influenza, realizado no último sábado, 10 de maio. A avaliação positiva foi feita por Janaina Faller, técnica de enfermagem e coordenadora da sala de vacinas do município, que destacou a importância da adesão popular para a proteção da comunidade contra o vírus.
Segundo Janaina a participação no “Dia D” foi significativa. “Tivemos uma boa procura, a população foi bem assídua na participação. A população se fez presente e foi algo bem significativo na proteção do nosso município contra o vírus da influenza”, avaliou a coordenadora.
Para aqueles que não puderam comparecer no sábado, a vacinação contra a gripe foi ampliada. Janaina Faller explicou que, seguindo uma dinâmica estadual, Santa Catarina liberou a imunização para a população em geral.
A medida foi motivada pelo aumento no número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no estado, considerado preocupante pelas autoridades de saúde. “A vacinação de forma eficaz faz com que diminua em 60 a 70% a quantidade de agravamentos”, ressaltou a técnica de enfermagem.
A vacina disponível protege contra três tipos de cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Influenza do tipo B. Todos os moradores de Zortéa a partir dos seis meses de idade têm direito a receber o imunizante. Para se vacinar, basta comparecer à sala de vacinação da UBS portando a carteirinha de vacina e o cartão do SUS, o que facilita o atendimento.
Atualmente, a unidade de saúde dispõe ainda de aproximadamente 230 doses da vacina contra a influenza. A regional de saúde já informou que um novo lote de imunizante já está à disposição da secretaria municipal de saúde.